sábado, setembro 16, 2006

A sofisticação de Nina Simone

My Baby Just Cares For Me (de Gus Kahn, Walter Donaldson, 1928) apareceu como uma canção composta para um musical na Holywood dos anos 30. A versão gravada por Nina Simone (1933-2003), pianista, cantora e compositora, que dominou variados estilos tais como gospel, soul, blues, folk e jazz, num álbum de 1957, só iria se transformar num sucesso pop em 1987, ao ser utilizada como trilha sonora de um comercial do perfume Chanel Nº 5. Ela passara longo período fora da mídia, voltando a fazer sucesso quando esta, que é uma de suas primeiras gravações (My Baby Just Cares for Me, veja letra), virou hit na Inglaterra depois de ser usada no comercial
"Nina costumava fazer shows no Brasil e tinha São Paulo e Rio de Janeiro no roteiro de suas apresentações. Em julho de 1997, a cantora levou mais de 35 mil pessoas ao show Música para amantes, na Praça da Paz, no Parque Ibirapuera. Na época, uma lesão na perna impedira a cantora de andar e ela acabou por cantar sem levantar da cadeira de rodas. Nina voltaria a São Paulo três anos depois, para apresentações no Via Funchal e no Bourbon Street, além de passagem pelo ATL Hall do Rio de Janeiro. Ainda no Brasil, a cantora fez participação especial no disco Maria Bethânia 25 anos (1990). Ela interpreta, junto com Bethânia, a faixa Pronta pra cantar, de Caetano Veloso. No total, Nina Simone gravou mais de 60 discos, entre produções ao vivo e de estúdio.
"Foi o jazz que fez Nina entrar para o panteão das cantoras negras mais importantes da música mundial. Embora o trânsito por vários estilos — jazz, blues, gospel, clássico e pop — tenha sido responsável por sua exclusão das grandes coletâneas das vozes femininas do jazz, foi com canções como My baby just cares for me (Donaldson/Kahn) e I love you, Porgy (Gershwin) que cantora ganhou a cena."
Nina Simone entrou na lista das cantoras negras mais importantes da música mundial; também dedicou sua vida à luta contra o preconceito racial. Esta animação em stop motion é dos estúdios Aardman, responsáveis por Fuga das Galinhas e os filmes de Wallace & Gromit. (Foto). Fonte.

Um comentário:

Anônimo disse...

nina:uma diva! um ícone!
bom domingo!tertu