sexta-feira, setembro 29, 2006

Os Revoltosos de São Miguel

Raimundo Nonato é um estudioso do sertão, tendo lançado, na área do Folclore, obras de importância invulgar, sendo um nome obrigatório para os estudiosos da região nordeste. São de sua autoria, “Figuras e tradições do Nordeste” (1958), “Estórias de lobisomem” (1959), “Visões e abusões nordestinos” (1974), “Termos populares do Rio Grande do Norte” (1979). O autor tem ainda, como referência, uma série de ensaios e artigos publicados em revistas especializadas e jornais.
Bacharel em Direito (1955), romancista, pesquisador, professor, magistrado, jornalista, Técnico em Assuntos Educacionais, membro da União Brasileira de Escritores/RN, da Casa Euclides da Cunha, do Instituto Genealógico Brasileiro, da Academia Norte-rio-grandense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, do Cenáculo Brasileiro de Letras e Artes e da Sociedade dos Homens de Letras do Brasil, Raimundo Nonato publicou vários livros.
Em 1966, ele lançou pela editora Pongetti, do Rio de Janeiro, o livro “Os Revoltosos em São Miguel”, que conta a história dos guerreiros que se defrontaram com o coronel João Pessoa, uns defendiam o que o escritor mossoroense Vingt-un Rosado denominava “legalidade arcaica”; enquanto outros acreditavam lutar pela construção de um Brasil mais humano e cristão. Raimundo Nonato faleceu no Rio de Janeiro em 22 de agosto de 1993.

Nenhum comentário: