quinta-feira, setembro 21, 2006

Natal: cidade ‘europrostíbulo’ do Brasil

"O texto reproduz vários depoimentos para mostrar as razões pelas quais, literalmente, Natal teria se transformado "num paraíso sexual". E resume a situação nas seguintes linhas: "(...) Natal, uma cidade do estado do Rio Grande do Norte, é a mais pobre do Brasil. Esta cidade de 800 mil habitantes se converteu na nova meca brasileira do turismo sexual europeu. Sua praia de Ponta Negra é, dia-a-dia, o europrostíbulo mais seleto da América do Sul (...) Nas boates, discotecas e arredores, umas 1.500 garotas jovens oferecem prazeres".
A reportagem, que fala de um mundo sórdido de proxenetas, corrução, sexo e de "perigosos e inescrupulosos" travestir menores de idade, cita até declarações do cônsul honorário da Espanha em Natal, Alvaro Darpón, acerca da "situação vergonhosa" que se vive por aqui. Seria dele, segundo a matéria, a conclusão de que "a prostituição é a vida fácil que elegeram muitas brasileiras". O texto do "El Mundo" reproduz vários depoimentos para mostrar as razões pelas quais, literalmente, Natal teria se transformado "num paraíso do sexo".
Hoje, em Pipa, o cônsul Álvaro Darpón, por telefone, desautorizou a reportagem. "Ela exagerou, nunca disse nada disso, esse problema (o sexo-turismo) é mais grave na Europa do que aqui", afirmou. Há 13 anos no Brasil, o espanhol de Bilbao é cônsul honorário, uma distinção conferida pela Embaixada na Espanha no Brasil e pelo Ministério espanhol das Relações Exteriores, há 4 anos. Ao confirmar a conversa com o jornalista, o cônsul honorário viu-se na "saia justa" de negar todas as suas declarações ao diário espanhol. "Ele exagerou", resumiu. O cônsul não comentou os casos de extorsão que seus compatriotas teriam sofrido. Mas deixou transparecer que saberia, ao menos, de um episódio.
Quem primeiro se atendeu ao conteúdo da reportagem foi o secretário executivo do Pólo da Via Costeira, Murilo Felinto. Hoje, durante a reunião mensal em Natal do Conselho Nacional de Turismo, em Ponta Negra, ele considerou "simplismo" apenas condenar a reportagem de uns dos diários mais influentes de um país que desembarca milhares de turistas e milhões de euros anualmente no Brasil. "Temos que averiguar e fazer demonstrações claras de que estamos atentos ao sexo-turismo e, principalmente, à exploração de menores". Para Felinto, "o que não se deve fazer é empurrar o problema para baixo do tapete".
Não é o que pensa a diretora de planejamento e avaliação do turismo do Ministério do Turismo, Annia Ribeiro, que durante anos ocupou o cargo de secretária de Turismo do Ceará. Em Natal para a reunião do Conetur, Annia disse que reportagens desse tipo nem deveriam ser repercutidas no Brasil. Insinuando que esses conteúdos só promovem o turismo sexual europeu para o Brasil, ela confessou ter enfrentando as conseqüências desse tipo de reportagens "inúmeras vezes". E acrescentou: "sou contra que se crie um apavoramento quanto essas campanhas irresponsáveis, que querem, de fato, fazer promoção do sexo-turismo e não o contrário". (Agradecemos a transcrição ao Jornal de Hoje, da edição nº 2635 - Quinta-feira, 21 de setembro de 2006.Veja no JH; Veja no El Mundo.
«SOY MENOR, EL CONDON TE SALDRA CARO»
Coincidencia: 79.44% - Fecha: 17/09/2006
"NATAL, ciudad europrostíbulo de Brasil, se ha convertido en una trampa para turistas confiados y ávidos de sexo. Y ya han caído en ella varios españoles: menores que se hacen pasar por mayores de edad amenazan con denunciar a sus clientes al finalizar la relación. Le sucedió a Diego [http://www.elmundo.es/papel/2006/09/17/cronica/2025143.html]) (E-mail).

Nenhum comentário: