domingo, setembro 10, 2006

Jogo de espelhos

RUY FAUSTO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Um manifesto encabeçado por intelectuais do Primeiro Mundo, entre os quais o lingüista Noam Chomsky e o cineasta Ken Loach, e com mais de três centenas de assinaturas de pessoas de atividade e nacionalidade diversas, manifesta apoio à candidatura de Heloísa Helena (foto) nas próximas eleições presidenciais brasileiras.
O manifesto tem um tom simplista radical que mostra o quanto a América Latina continua sendo um mito para a extrema esquerda mundial, em particular a do Primeiro Mundo. Nele se lê: se Lula seguiu "um típico curso social-liberal, desapontando (...) pessoas do mundo inteiro que esperavam do Brasil novo impulso à luta antiimperialista", Heloísa Helena "levanta as bandeiras históricas do movimento operário brasileiro, dos camponeses, dos pobres e dos oprimidos".
Bandeiras que seriam, entre outras, "a reforma agrária radical, a suspensão do pagamento da dívida externa, a rejeição da Alca [Área de Livre Comércio das Américas]" e - o que foi omitido nas notas aos jornais - o "apoio à Aliança Bolivariana das Américas (Venezuela, Bolívia, Cuba)", lançada por Hugo Chávez.
Tomo esse manifesto como ponto de partida para algumas reflexões sobre a situação das esquerdas e da extrema esquerda, em particular, no Primeiro e no Terceiro mundos. Volto a ele no final. Foto.

Um comentário:

Anônimo disse...

querido paulo,
coloquei hoje uma pequena nota no blog sobre o caso "vanilde".de qualquer forma, é uma força.veja lá!
lerei com calma os últimos pots.já conhecia a bela foto de nossa "musa" HH.bravo!
parabéns por essa garra incansável!bom dia. tertu