quinta-feira, setembro 07, 2006

Filme inglês mata Bush

Filme inglês mata Bush
SARAH LYALL
DO "NEW YORK TIMES", EM LONDRES

A data é outubro de 2007, e os Estados Unidos vivem momentos de angústia, conflagrados pela guerra no Iraque e pela inquietação e volatilidade internas. Ao sair de um hotel em Chicago, depois de um discurso e enquanto um imenso comício contra a guerra transcorre nas imediações, o presidente republicano George W. Bush é subitamente assassinado pelos disparos de um franco-atirador.
É dessa maneira que começa "Death of a President" [morte de um presidente], filme que será exibido no Reino Unido em 4 de outubro pelo canal More4 de TV digital - e no 31º Festival de Cinema de Toronto, que começa amanhã. Além de mostrar a morte de um presidente de verdade e no exercício do cargo, o que já seria provocativo, o filme leva a ousadia um passo além, pois foi produzido para se assemelhar a um documentário.
Usando imagens de arquivo e cenas geradas por computador que, por exemplo, emprestam o rosto do presidente ao ator que o interpreta no filme, "Death of a President" não deixa dúvidas quanto ao fato de que a vítima do atentado é Bush, não algum presidente genérico.
(Matéria de Capa da Ilustrada da Folha de São Paulo de quarta-feira, 06 de setembro de 2006.) Foto.

Nenhum comentário: