sábado, setembro 23, 2006

Nathália de Sousa é Nei Leandro de Castro

Matéria publicada no Caderno Muito,
do Diário de Natal, deste sábado,
23 de Setembro de 2006.
"Terminou o mistério. O escritor Nei Leandro de Castro ligou ontem pela manhã para a redação do Diário de Natal e confessou:‘‘Eu sou Nathália de Sousa’’, nada menos do que a escritora de versos eróticos que agitou o meio cultural natalense na semana passada com insólito lançamento de Poemas devassos e uma canção de amor. Seria a obra de estréia de uma poeta nascida em Natal, mas radicada há no Rio de Janeiro.
Imediatamente a escritora despertou a curiosidade de intelectuais, poetas e frequentadores do Beco da Lama, ávidos em conhecê-la. Quem seria esta poeta de quem nunca se ouvira falar e escrevia com tamanha qualidade? Começaram a surgir rumores de que a escritora não existia e que era o heterônimo de algum escritor.
Concorria para o fato a notícia de que Nathália fora assaltada no Rio de Janeiro às vésperas de embarcar para Natal. Outro indício era o próprio nome da autora (Nathália de Sousa), que remetia a ‘‘Natal’’ e ‘‘Sousa’’, provavelmente uma homenagem à Auta de Sousa. Críticos e escritores locais teriam também percebido uma dicção masculina nos versos da poeta.
A ‘‘trama’’ teve a importante participação do poeta e agitador cultural Ricardo Ruiz que veio especialmente da capital carioca para representar a autora no lançamento depois do suposto assalto. Ruiz promoveu um sarau na Potilivros do Seaway Shopping em que vários participantes recitaram os poemas eróticos.
O Diário de Natal resolveu repercutir a polêmica e por intermediação de Ruiz, entrevistou por telefone ‘‘Nathália de Souza’’, na verdade a atriz e poeta carioca Andréa Ramos, que respondeu todas as perguntas como se fosse a autora, em matéria publicada na edição da última terça-feira.
Estabelecida a farsa, o escritor Nei Leandro de Castro resolveu assumir a autoria da obra. Em entrevista exclusiva ao DN ele explica porque, como e quem o ajudou nesta trama que acaba de entrar para o folclore literário do Rio Grande do Norte." (Matéria publicada no Caderno Muito, do Diário de Natal, do sábado, 23 de Setembro de 2006.)

Nenhum comentário: