quinta-feira, setembro 07, 2006

Caetano e a questão racial

Você já falou contra a institucionalização do racismo no Brasil à moda dos EUA.
CAETANO - Há muitas vezes uma vontade, uma necessidade quase irracional de imitar os americanos. Por isso eu disse "e hoje olha os mano" na letra de "Rock'n'Raul", que é uma grande canção subestimada.
Você tem uma posição clara sobre a proposta de cotas raciais?
CAETANO - Não é 100% clara...
Nem 100% negra... (risos)
CAETANO - Assinei um manifesto para retardar uma possível aprovação apressada do projeto do Estatuto da Igualdade Racial, que torna a proposta das cotas mais recusável. Eu acho que definir os cidadãos brasileiros pela raça em lei não é uma boa idéia. Quanto às cotas, não sou muito favorável, mas acho que algum movimento de ação afirmativa deve ser feito. Me parece evidente demais que, uma vez que os pobres são majoritariamente negros, se você fizer um programa de educação e de emprego com vistas a uma reparação da enorme distorção produzida pela má distribuição de renda no Brasil, os negros estarão automaticamente sendo beneficiados, sem que haja critério racial e discriminação dos não-negros.”
Entrevista concedida a Marcos Augusto Gonçalves editor da Ilustrada, Folha de São Paulo, na edição desta quinta-feira, 07 de setembro de 2006. Foto da ilustração.

Um comentário:

Anônimo disse...

paulo,
a questão não é ser NEGRo, é ser POBRE.sendo negro,porém rico, a coisa muda de figura.quanto a Caetano,continua prolixo.falta clareza no que fala ou escreve.
abs.tertu