terça-feira, outubro 31, 2006

Wilma vence em nova realidade

Com a vitória da governadora Wilma de Faria (PSB), que garantiu sua reeleição com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à sua candidatura, ficando com 52,38% dos votos válidos, ou 824.101 votos frente ao seu oponente, o senador Garibaldi Alves, do PMDB, que conseguiu 47,62%, ou 749.172 votos, o Estado do Rio Grande do Norte passa a exibir uma situação muito nova, que aponta para o declínio das duas forças políticas oligárquicas tradicionais (Alves e Maia).
Vale ressaltar que o candidato peemedebista foi eleito governador por dois mandatos e senador por duas vezes, além de ter sido prefeito de Natal. A vitória de Wilma de Faria representa uma conquista importante – uma vez que ela derrotou um dos políticos mais poderosos do Estado potiguar, que em toda sua carreira pública nunca havia contabilizado uma perda.
"Dessa forma, percebe-se a afirmação de uma liderança que tem um componente oligárquico, familiar, mas que tem também um componente partidário, que o diferencia um pouco dos grupos oligárquicos tradicionais. E abre-se um campo de possibilidades para a ação política de novas forças políticas e novas lideranças."

Nenhum comentário: