sexta-feira, outubro 20, 2006

Participação e desencanto

Outros espaços de participação política foram criados recentemente no Brasil. Que os jovens pesquisem para o debate deste tema que experiências mudaram o campo de participação além dos partidos e do movimento estudantil.
Por exemplo, o site http://www.ivaldobertazzo.com.br/espetaculos/milagrimas_descricao.asp (veja aqui) descreve e explica como uma comunidade pode, por meio da dança, exercer a cidadania. O portal
http://www.mundodarua.com.br/ (veja aqui) explica uma tendência atual do jovem de buscar na cultura a sua identidade. O Hip Hop, Break, DJ, Grafite e MC são movimentos ou comportamentos que os jovens, tanto da periferia quanto de classes mais favorecidas, buscam se identificar. Pesquise sobre esses movimentos e se possível organize os alunos para uma apresentação.
- Para que o jovem possa participar politicamente da sociedade é necessário compreender criticamente seu sistema político, econômico e social. Um tema importante a ser discutido aqui é a influência da sociedade de consumo, da indústria cultural sobre o jovem. Buscar as razões da influência dessa indústria é um bom passo para entender a relação entre cidadão X consumidor.
- Compreender as diferenças de ação dos diversos poderes da sociedade, o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. Sugerir aos jovens entrevistar representantes de cada um desses poderes do seu município para descobrir que políticas públicas existem em prol da juventude. Solicitar que respondam à seguinte questão: Como o jovem pode exigir do Estado políticas públicas que garantam um ensino de qualidade para todos? (foto)

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