sexta-feira, outubro 06, 2006

Repelente de adolescentes leva Ig Nobel

Um dispositivo sonoro criado por uma empresa do País de Gales para enxotar adolescentes de lojas e shopping centers ganhou ontem o Prêmio Ig Nobel, concedido por uma revista de humor editada na Universidade Harvard (EUA) a pesquisas "que não poderiam ou não deveriam ser replicadas".
A firma Compound Security desenvolveu um aparelho chamado Mosquito que usa freqüências sonoras irritantes e muito altas, inaudíveis para maiores de 20 anos, que têm sido usadas no Reino Unido como "repelente de adolescentes". O mesmo princípio foi usado em um ringtone de celular vendido a adolescentes, que não pode ser ouvido pelos professores. A dupla aplicação rendeu o Ig Nobel da Paz à empresa, por sua "contribuição à barreira intergerações".
O já clássico Nobel do ridículo foi dado ontem numa concorrida cerimônia anual no vetusto Teatro Sanders, de Harvard, que contou com a presença de nada menos que sete Prêmios Nobel de verdade -um recorde desde que a honraria dúbia foi criada, em 1991. Um deles, Roy Glauber (Física,2005) é freqüentador assíduo da festa. "Depois de dez anos varrendo aviões de papel do palco do Ig Nobel (mas não por causa disso) ele ganhou um Nobel em 2005", disse Marc Abrahams, editor da revista humorística "Anais da Pesquisa Improvável" e mestre-de-cerimônias do Ig Nobel. (Foto.)

Nenhum comentário: