terça-feira, outubro 31, 2006

Perfil de Wilma de Faria

"Juntamente com isto, ou nesse meio tempo, Wilma de Faria vai começando a consolidar uma liderança pessoal em Natal. E ela faz isto num movimento partidário. A partir da Constituinte de 86, ela vai, mesmo eleita pelo PDS, que era o partido ligado ao regime autoritário, ditatorial, militar, ela vai tendo um deslocamento político na votação da Constituinte, se aliando com as teses que a esquerda defendia na Constituinte. Esse movimento, que poderia, aparentemente, ser um movimento oportunista, ou ocasional, terminou sendo um movimento de conseqüências muito mais duradouras. Logo depois disso, ela ingressa no PDT, depois se filia ao PSB, e se mantém no PSB há, praticamente, desde o início dos anos 2000."
Emanuel Evangelista faz um parêntese para apresentar um rápido perfil da governadora, como ente político, destacando suas origens, sua evolução e suas principais características, enquanto liderança ascendente.
"Wilma é uma pessoa oriunda de um grupo oligárquico. Tem ligações familiares com Dinarte Mariz, com o dinartismo. É casada, ao mesmo tempo, com um integrante da família Maia. E ela, pelos cargos que ocupou, quando ainda primeira-dama, e depois como secretária de Trabalho e Bem-Estar Social, no governo de José Agripino Maia, termina criando uma liderança muito grande, uma ligação muito forte com os bairros populares em Natal. Principalmente os conjuntos populares e os bairros periféricos. E é essa a base a partir da qual Wilma vai sedimentar uma liderança em Natal, na prefeitura. Gradativamente, ela vai fazendo um jogo pendular. Vai afirmando a liderança dela, ao mesmo tempo em que rompe os laços matrimoniais com o ex-governador Lavoisier Maia. Na política, ela se alia, preferencialmente, com o grupo Maia, mas na medida em que ela vai se sentindo suficientemente forte na política, já quando os Alves assumem o poder, com Garibaldi, ela começa a ter um movimento pendular, entre o grupo Alves, do PMDB, e o grupo Maia, do PFL, comandando pelo senador José Agripino."

Nenhum comentário: