sexta-feira, outubro 20, 2006

Participação e desencanto

Atividade 1
Objetivo: aquecimento e levantamento dos conhecimentos prévios
a) Levantar junto aos jovens qual o significado de política. Cada um deverá dizer ou escrever uma palavra e depois registrar no quadro para aproveitar a discussão sobre o tema. A intenção é desmistificar o senso comum da idéia de política sempre associada a políticos, eleições e corrupção.
b) Recomendar a leitura do texto A Tradição em Crise, com o objetivo de discutir a seguinte questão: Por que o jovem é ao mesmo tempo o grupo mais motivado e desinteressado para a política?
c) Pesquisar e selecionar notícias, de revistas ou jornais, que retratem aspectos da política local, do seu município, da esfera regional, pode ser seu estado ou região, do plano nacional e do plano internacional. O objetivo é analisar brevemente como o tema é tratado na grande imprensa. É importante que cada participante recorte pelos menos uma reportagem. Seria interessante que as notícias não tratassem apenas da política partidária. Estimule os jovens a encontrar matérias que discutam as políticas públicas de qualquer área social. Esse material servirá para a produção de um painel com o seguinte título: "A política no Brasil de hoje". (Foto)

Nenhum comentário: