quinta-feira, outubro 26, 2006

Democracia digital

Maria Inês Dolci
———————
Os blogs e as trocas comunitárias
de e-mails são, para os consumidores,
forças ainda pouco exploradas
———————
"JOVENS DE antigamente -e muitas, até hoje- costumavam registrar suas alegrias e tristezas em um caderninho ou livreto, o diário, que era fechado a sete chaves, para que suas confissões não fossem lidas por abelhudos, em casa ou na escola.
A tecnologia da informação, com a internet, os computadores de alta capacidade de processamento, os softwares avançados e a banda larga (ainda que com muitas falhas) mudaram esse hábito. Hoje, proliferam os diários digitais, os blogs, em que as pessoas registram de opiniões sobre política, futebol e música a temas específicos, como defesa do consumidor -sem a intenção de fazer propaganda em causa própria, juro!, direito, jornalismo, automóveis etc.
Rapidamente, um tema ganha relevância, e até repercussão nacional ou mundial, ao ser divulgado e comentado em um blog. Mas blogs e as trocas comunitárias de e-mails são, para os consumidores, forças ainda pouco exploradas. Porque não há como as empresas não se manifestarem sobre e-mails que se propagam on-line, atestando problemas em produtos ou serviços.
Da mesma forma, os blogs são veículos excelentes para discutir segurança veicular, liberdade para os testes comparativos de produtos e de serviços, estatuto do torcedor, tarifas bancárias, dificuldade para cancelar um contrato de telefone celular ou de banda larga. Blogs de defesa do consumidor são olhos e ouvidos atentos às benesses pré-eleitorais, aos crimes contra os direitos de quem adquire produtos e serviços, públicos ou privados."

Nenhum comentário: