sábado, outubro 14, 2006

Blog e suas fundamentações

BLOG, A MÍDIA DO ÍNTIMO E DO PRIVADO
Francisco Coelho dos Santos (UFMG)

Resumo – Criaturas da Internet, os blogs compõem um fenômeno que torna manifestos alguns dos traços mais marcantes dos tempos que correm. Tempos em que, na falta de quadros de referência estáveis e fiáveis, associada a uma desconfiança crescente em relação à idéia de representação, cada um prefere falar por si próprio, acreditando que o testemunho de cada individualidade vale tanto quanto o de qualquer outra. Tempos em que o íntimo abandona suas reservas e insiste em se fazer público, assim como a subjetividade quer se expor, objetivando-se para quem se proponha a observá-la. Passando dos 40 milhões em todo o mundo, os blogs potencializam uma das principais características da rede: eles se constituem em vetores de fenômenos coletivos de agregação praticamente imediata, que assumem freqüentemente a feição de uma ação social de amplitude planetária, com importantes implicações. Impiedosas, quando corrigem os que criam estar autorizados a explicar a marcha do tempo; perigosas, quando difundem informações inverídicas; mas sempre úteis, quando precisam ou retificam. Daí todo o interesse num inventário, mesmo breve, do que os blogs indicam ou denunciam, justamente o que o trabalho pretende realizar.
Palavras-chave – Blogs, mídia, íntimo, privado, público.
Confira, aqui.

Nenhum comentário: