sexta-feira, outubro 20, 2006

Participação e desencanto

Atividade 2
Objetivo: Aprofundamento do texto de trabalho
a) Levantar as principais questões do texto para ampliar a discussão sobre a participação política do jovem. As questões a seguir foram extraídas do texto e a partir delas é sugerida uma determinada ação.
- Como motivar o jovem a participar politicamente da sociedade? O jovem tem condições de interferir ou transformar as políticas públicas? Sugerir aos alunos enviar por escrito essas perguntas para as pessoas que trabalham com jovens diretamente: uma ONG, um estudioso da sua cidade ou um representante do conselho tutelar do seu município.
- Que estratégias podem ser criadas para estimular a participação dos jovens na política? Pergunte aos alunos as diferentes formas possíveis de ação. Pesquise no site http://www.acaoeducativa.org.br e descubra quais as estratégias que a instituição utiliza para as políticas da juventude.
- Como combater o pessimismo que assola a população, especialmente os mais jovens? Para discutir esse assunto, a sugestão é buscar na história recente os fatos que marcaram o impeachment do presidente Collor e o papel decisivo que os estudantes tiveram em todo processo. O conhecimento desse momento pode estimular o jovem a se engajar politicamente.
- O voluntariado e o associativismo são práticas que devem ser estimuladas? Propor aos jovens realizar um levantamento em sua cidade ou bairro das ONGs e outras associações comunitárias que envolvem ou convidam os jovens em seus programas. Por exemplo, programas de alfabetização, reforço escolar, musicalização etc.
- Por que a participação político-partidária é pouco atrativa aos jovens? A sugestão é fazer uma enquete junto aos partidos políticos por meio do site: http://www.camara.gov.br/internet/infdoc/HTML/partidos.htm (veja aqui). Enviem e-mails e depois produzam um painel com as respostas, pois isso facilitará o entendimento das políticas e idéias dos principais partidos. Será que todos os partidos políticos contemplam o jovem? Qual deles o jovem mais participa atualmente? Por quê?

Nenhum comentário: