sábado, agosto 26, 2006

Com bandido não tem trocas...

Compra sem troca

O estado de Rondônia apareceu nas manchetes como um triste exemplo do aparelho do Estado dominado por quadrilhas, que assumiram os três poderes, para a prática do crime.
Naquele estado, interceptações telefônicas autorizadas pela Justiça revelaram a existência de um sistema de cotas de deputados para folha paralela, que serviu de ponto de partida para a troca de favores entre Legislativo, o Tribunal de Justiça e o Tribunal de Contas, com ramificações no Executivo.
Pela primeira vez, a televisão mostrou um presidente de Tribunal preso – com algemas à mostra – juntamente com duas dúzias de autoridades de diferentes calibres.
Por mais distante que estejamos de Rondônia, e não apenas do ponto de vista físico, acreditamos que é importante trazer o seu exemplo, quando estamos a pouco mais de um mês de uma eleição para renovar a Assembléia Legislativa, a representação federal, o novo governo e o presidente da República.
É preciso entender que os eleitos em eleições democráticas são o melhor retrato de um povo.
A hora de se evitar que o aparelho do Estado possa ser ocupado por quadrilhas – como foi denunciado pela Polícia Federal em Rondônia – é que salvaguardas sejam tomadas antes do voto. Não basta se eximir de responsabilidades, porque é o eleitor que pode determinar o tipo de comportamento dos seus representantes. Depois, não tem desculpa. Infelizmente, nossa legislação não permite que a escolha equivocada tenha um pronto reparo, como o Código de Defesa do Consumidor garante para quem é enganado numa compra, como já acontece o recall em alguns estados norte-americanos, onde o eleito pode ser destituído do cargo pelo eleitor. (Cassiano Arruda Câmara, Coluna Roda Viva, Diário de Natal, sexta-feira, 25 de agosto de 2006.) Foto.

Nenhum comentário: