terça-feira, agosto 15, 2006

O que impede o Brasil de ter Justiça?

Quem pode pagar?

Para conduzir um processo da forma entrecortada e cheia das firulas totalmente kafkianas que testemunhamos, é necessário pagar advogados. Quanto mais detalhes recônditos o advogado é capaz de explorar, mais tempo ele conseguirá ganhar para seu cliente.
Advogados assim custam caro. Quem pode pagá-los é a classe dominante. Em particular, corruptos que são levados à Justiça (o que já é raro) costumam ter bastante dinheiro para isso. Em processos criminais, a idéia é procrastinar até que o crime prescreva. Em processos cíveis, até que a parte contrária se esgote. É por isso que processos chegam a se arrastar por décadas.
Já o sujeito que cometeu uma infração menor, como furtar uma peça de automóvel, ou algo assim, não pode pagar esses advogados. Ele vai para a cadeia em um piscar de olhos. Prova-o o fato de que uma grande parte dos processos que correm em primeira instância nos Tribunais de Justiça não tem a decisão contestada e não vai à segunda instância porque os réus não têm como pagar. (Foto)

Nenhum comentário: