segunda-feira, agosto 28, 2006

Chame o ladrão...

Dinheiro de royalties da Petrobras,
dinheiro bom pra gastança.
Longe daqui...
Aqui mesmo...


Em tramitação na Câmara dos Deputados, a proposta de Emenda à Constituição, de número 545/06, determina a criação de "um fundo para os royalties pagos à União pela exploração de petróleo ou gás natural e de recursos hídricos destinados à geração de energia elétrica".
Dos recursos que irão compor o fundo, 55% serão repassados aos municípios; 12% aos órgãos da administração federal, com relação direta à exploração dos recursos; e 33% transferidos aos estados.
A PEC avalia alguns critérios geográficos e socioeconômicos para distribuição do recurso, como por exemplo: a parcela destinada aos municípios será distribuída sob a proporção de 25% em função da população residente, 10% de acordo com a extensão territorial e 65% segundo a razão inversa do Ìndice de Desenvolvimento Humano (IDH), define a destinação dos royalties para os municípios brasileiros sob estes três critérios.
Essa conversa cheira a discurso eleitoral. Pode ser até delírios de campanha. Lembra o Pólo Gás-Sal, Alcanorte e outras miragens que rendem ouro... Tudo isto é sonho e se esfumaça, como sabem os trabalhadores que enfrentam o fogo nas caldeiras do Pólo Petroquímico de Guamaré, onde o que sobra é a pinga, nos botequins das esquinas e observar as famílias dos municípios se esvaírem em fome e descaminhos, na prostituição e no vício. Verdadeira montanha de dinheiro dos royalties de Macau sumiu com o ex-prefeito José Antônio. E ficou por isto. E tchau e bênção. Ele está até se preparando para voltar... Foto.

Nenhum comentário: