quarta-feira, agosto 16, 2006

Você leu?...

Horário gratuito, versão PCC
Clóvis Rossi

SÃO PAULO - Para a interminável série "nunca neste país", a muleta que o presidente Lula usa para amparar sua pobre oratória: "nunca neste país" o crime organizado havia obtido o seu próprio horário eleitoral gratuito na televisão.
Conseguiu-o ao seqüestrar o repórter Guilherme Portanova.
Não é mera coincidência o "horário gratuito" do PCC ter ido ao ar apenas 48 horas antes de começar o horário gratuito, digamos, normal, se há algo normal por aqui.
Afinal, o novo pico nas ações da criminalidade (novo por enquanto, porque logo, logo, será superado) acontece depois de 12 anos de governo do condomínio tucano-pefelê em São Paulo, de oito anos de FHC e mais quatro de Lula na União.
E nem me venha algum simpatizante idiotizado da outra "quadrilha", aquela denunciada pelo procurador-geral da República, dizer que segurança pública é problema estadual apenas. O PCC, conforme atestou recente reportagem desta Folha, financia-se praticamente só com o narcotráfico, que é, digamos, crime federal.
Fracassaram os dois grupos que dividem o poder no Brasil. Pior: continuam sem um projeto de país, porque tudo o que lhes interessa é ocupar o poder. Ponto.
O tamanho do fracasso pode ser medido pelo fato de que a vítima indireta do seqüestro, a Rede Globo, se viu obrigada a consultar especialistas externos para decidir sua ação ante a chantagem do sindicato do crime. Não encontrou no país nem sequer a proteção de um conselho informado e, portanto, útil.
Se a Globo, com o poder que tem, sentiu-se órfã, o que dizer dos pobres mortais submetidos cotidianamente a chantagens similares ou piores, dos parentes de outros seqüestrados (quantos continuam em poder de seqüestradores neste exato momento?) ou dos mortos na guerra que o poder público perde todos os dias? (Texto publicado na pág. 02, Opinião, da Folha de São Paulo na edição de terça-feira, 15 de agosto de 2006.) Foto.

Nenhum comentário: