quinta-feira, agosto 24, 2006

A salvação pelo espetáculo

Políticos?
Ou homens à venda...
A propósito da blogagem coletiva acontecida dia 22, apresentamos o belo trabalho que vem sendo feito em Belém, pela pesquisadora e professora Kátia Mendonça, da Universidade Federal do Pará, doutora em Ciência Política pela USP. Autora do livro "A salvação pelo espetáculo: mito do herói e política no Brasil" (Topbooks, 332 páginas, R$ 35), ela discute nesta obra o papel do simbólico na política brasileira, analisando diferentes momentos de nossa história contemporânea em que se preferiu a mitificação à verdade dos fatos.
Em recente entrevista ao JB, disse a autora:
"– Vivemos o tempo da política transformada em mercadoria cultural. São tentativas forçadas de se construir imagens que talvez pouco ou nada tenham a ver com a real personalidade desses personagens: rostos sorridentes, assépticos, maquiados, marcados por alianças canhestras em nome de uma conciliação que os leve ao poder. Há um grande distanciamento da verdade. Um vale-tudo. É melancólico olhar para os outdoors e ver esses homens com rosto maquiado, algo como factóides. Foto.

2 comentários:

Laura_Diz disse...

Olá, li sobre o Antonio, que figura interessante, é seu amigo? queria conhecer. Vamos nos encontrar lá na Ribeira, então?
me lembre, ando com a cabeça no mundo da lua.
E sabe que hoje falei em Gandhi sem saber que vc tinha falado aqui?
:) é estamos todos, brasileiros, afinados.
Abs, laura

Paulo Augusto disse...

Claro que darei o recado e vocês se encontrarão. Dou notícias.