sábado, novembro 04, 2006

Restabeleçam a moralidade...

"A frase 'restabeleçam a moralidade ou todos se locupletem' é do grande Capistrano de Abreu. Mas popularizada por Sergio, na fase Ponte Preta.
Citado nominalmente e chamado ao debate, não poderia recusá-lo. Assunto: autoria de uma frase. Na verdade a frase, e não é de hoje, é sempre citada de maneira defeituosa, e não de forma textual.
Correta, como foi pronunciada pela primeira vez, é escrita e transcrita com os sinais trocados. O autor é um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos, que como a maioria era do Ceará ou de Pernambuco. E todos estudavam no Recife.
Esse escritor é Capistrano de Abreu, e a frase é esta: 'Ou se RESTABELECE a moralidade ou todos nos LOCUPLETAMOS'. Como se vê a palavra MORALIDADE vem na frente do pensamento do escritor.
Outro fato relevante é que a frase foi desenterrada e popularizada por Sergio Porto (Foto, fonte) na sua fase de Stanislaw Ponte Preta.
Desde meados de 1890, quando Capistrano de Abreu escreveu pela primeira vez a frase, até ser descoberta por Sergio Porto, pouco se sabia. Portanto, se não é parceiro de Capistrano de Abreu, Sergio Porto é pelo menos co-autor. Agora, caiu em domínio público." (Tribuna da Imprensa,
Coluna de Hélio Fernandes, Rio de Janeiro, sábado e domingo, 04 e 05 de novembro de 2006
.)

Nenhum comentário: