domingo, novembro 12, 2006

Eleitor quer segurança e bem-estar

Estatísticos revelam
geografia do voto no Estado
Tribuna do Norte - 12/11/2006
Everton Dantas - Repórter
"Segurança e necessidade. Esses fatores influenciaram o voto da maioria dos norte-rio-grandenses na Eleição 2006. Quem chegou a essa conclusão não foi um político, um cientista social ou um das centenas de especialistas políticos que - a exemplo das copas do mundo - surge no período eleitoral. Mas estatísticos que compararam os dados da eleição para governador com a votação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com a distribuição do programa Bolsa Família.
Todos esses números foram projetados sobre o mapa do Estado e o que se obteve foi a "geografia do voto no Rio Grande do Norte". O estudo comprova esses "votos da continuidade" (palavra que traduz bem segurança e necessidade) e quantifica a influência que o programa Bolsa Família e o "efeito Lula" tiveram na reeleição da governadora Wilma de Faria. Com relação ao presidente, essa influência foi considerável principalmente no segundo turno.
O trabalho surgiu de um gosto em comum: política. Durante a disciplina de Laboratório, que libera os estudantes de Estatística (UFRN) para desenvolverem um projeto com tema escolhidos por eles, Fabrício Vivaldo Pereira de Oliveira, 38 anos; Joudson Medeiros de Oliveira, 23 anos; e Ítalo Medeiros de Azevedo, 31 anos; concordaram em avaliar a Eleição 2006 para verificar - com base nos dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) - como o eleitorado se comportou.
O diferencial do trabalho foi a aplicação dos conhecimentos adquiridos na disciplina de Estatística Espacial, da qual os universitários integram a primeira turma. "O estudo de Estatística Espacial foi muito importante para a conclusão do trabalho. Consiste em pegar os números e configurá-los em mapas", explicou Ítalo de Azevedo. O professor Mardone Cavalcante França, quem leciona a disciplina de Laboratório, explicou que o trabalho consistiu em construir mapas que permitem uma comparação do desempenho dos candidatos nas cidades e nas regiões. "Foi considerado quem ganhou ou não e com que maioria. E ainda as relação do Bolsa Família e de Lula com Wilma de Faria"." (Tribuna do Norte, Política, Natal/RN, Domingo, 12 de Novembro de 2006. Leia mais, aqui.)

Nenhum comentário: