segunda-feira, novembro 06, 2006

Blogs influenciaram o eleitor

Matérias que valem ler
"Os blogs que deram informação de credibilidade influenciaram o eleitor", afirma jornalista"
Bruno Barreto / Leonardo Sodré

(O Mossoroense, Política, Domingo, 05 de novembro de 2006.)
"As últimas eleições foram marcadas pela febre dos blogs. Esse meio de comunicação alternativo inserido no contexto do jornalismo on line acabou superando em muitas ocasiões o trabalho dos jornais impressos que sempre se destacaram por ter mais liberdade por parte da legislação eleitoral para informar ao público. Nesse meio quem se destacou foi a jornalista natalense Thaísa Galvão que tem o seu blog entre os dez mais acessados no Brasil em termos proporcionais. Ela teve ao longo da campanha 385 mil acessos com picos de 14 mil diários. Ela fala nesta entrevista sobre o papel desse novo meio de comunicação.
O Mossoroense: Nessas eleições os blogs tiveram muita influência. A que se deve isso?
Thaísa Galvão: Acho que à rapidez com que as notícias são postadas e o acesso fácil dos leitores. Hoje quem está no trabalho acessa Internet e no interior o veículo já não é mais uma coisa do outro mundo. Alguém tem Internet e espalha rapidinho.
OM: Um dos assuntos em que os blogs se beneficiaram foi no tocante as pesquisas por terem liberdade em termos de legislação para divulgá-las à vontade?
TG: Sinceramente não tenho certeza se havia essa liberdade quando se tratava de pesquisa sem registro no TRE. A realidade é que os números eram divulgados. E no caso de pesquisas registradas elas chegaram aos leitores-eleitores sempre em primeira mão pelos blogs e só depois pelos veículos contratantes.
OM: Para você, os blogs influenciaram o eleitor?
TG: Acho que informaram o leitor. Se informação calçada de credibilidade influencia, então eu acho que influenciaram.
OM: Você acredita que os blogs deram uma sacudida na mídia on line?
TG: Tenho certeza. A mídia on-line, com seus sites bem completos, ganhou a agilidade e simplicidade do blog.
OM: Até que ponto gilete press (notícia copiada na íntegra) é válido nos blogs? Essa prática não tira a originalidade do trabalho dos blogueiros?
TG: Não condeno quem faz. Mas evito o máximo. Muitas vezes aproveito a notícia, credito, mas faço do meu jeito, buscando algo novo para incrementar. A notícia é mais interessante quando é exclusiva.
OM: Os blogs vieram para ficar ou serão mais uma moda passageira?
TG: Acho que se você tem um blog e o alimenta com notícias exclusivas e interessantes ele continua.
OM: Os blogs estão pautando os jornais impressos?
TG: Eu acho que essa coisa de pautar fica meio antipático. TV sempre pautou jornal, que pautou TV. Então o blog acaba entrando nesse ciclo. Quem tem mais fontes e mais notícias a oferecer vai pautando o outro."

Nenhum comentário: