segunda-feira, novembro 06, 2006

Blogs influenciaram o eleitor

OM: O seu blog presta informações inestimáveis. Mas não parece ter nenhum tipo de patrocínio. Você trabalha de graça?
TG: Todo mundo questiona isso. Trabalho sim de graça. Mas já estou trabalhando em cima de um retorno comercial. Encomendei um novo modelo de página, primando pela mesma simplicidade que ela tem, mas que permita a inserção de anúncios. Tenho um anúncio em mãos há cerca de dois meses. Mas o fato de não adaptar a página já me fez deixar de ganhar dinheiro durante dois meses.
OM: Quantas matérias você coloca por dia, em média, no seu blog?
TG: Os assuntos que chegarem ao meu conhecimento e eu conseguir checar. Durante a campanha teve dia com mais de 40 notícias postadas.
OM: O seu trabalho é solitário ou você conta com uma equipe lhe auxiliando?
TG: Trabalho sozinha. Sempre atendendo ligações e recebendo e-mails de uma rede de informantes que fui conquistando.
OM: Nos EUA a venda de jornais caiu 2,8% este ano. Você credita essa queda à concorrência mais rápida dos blogs de notícias?
TG: Eu acho que esse índice já vem caindo há algum tempo, antes do aparecimento dos blogs. Acho que há outros motivos.
OM: Vale mais a pena manter um blog ou ser colunista em um jornal?
TG: Acho que as colunas são as mais prejudicadas com o surgimento dos blogs. As notícias mais detalhadas dos jornais não concorrem com os blogs tanto quanto as colunas. Estou satisfeita com meu blog e já avisei no Jornal de Hoje que não me interessa mais assinar como interina as colunas de Eliana Lima e Vicente Serejo.
OM: Um jornalista/blogueiro tem mais liberdade para trabalhar dos que os colegas das mídias convencionais?
TG: Com certeza. Mas o blogueiro tem que ter a consciência que essa liberdade aumenta a responsabilidade. Um jornal tem um departamento jurídico para apagar o fogo de uma notícia inverídica que vai parar na Justiça. O blogueiro não dispõe dessa estrutura, daí a obrigação de não publicar aquelas notícias que normalmente tentam plantar. Já joguei muito "furo furado" fora porque saquei que alguém tentava se aproveitar do espaço."
(O Mossoroense, Política, Domingo, 05 de novembro de 2006.) Blog da Thaísa Galvão.

Nenhum comentário: