sábado, novembro 04, 2006

Combate à corrupção

Lula quer reforma política contra corrupção
"Em entrevista aos jornais "La Repubblica", "El País" e "Le Figaro", o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a necessidade de uma reforma política para eliminar a corrupção, a qual disse que "será obra dos partidos políticos e do Congresso".
O presidente afirmou que este é "um processo que já aconteceu antes na Espanha, na Itália e na França", em referência à "Operação Mãos Limpas" ocorrida na Itália nos anos 90, que debelou um esquema de corrupção que mudou o cenário político do país. "Queremos uma legislação que permita a renovação dos partidos políticos, que haja fidelidade partidária, estabilidade interna mediante uma lista de candidatos e que o financiamento dos partidos seja público, e não privado".
Sobre a influência dos escândalos de corrupção na reforma política, Lula disse que se orgulha de seu primeiro mandato ter se caracterizado "por uma política de luta contra a corrupção". "Os dados da Polícia Federal mostram que os casos que descobrimos operavam há anos no País e ninguém dizia nada". Segundo o presidente, a PF realizou 300 operações anticorrupção entre 2003 e 2006, contra 48 nos oito anos anteriores.
O presidente Lula aproveitou a entrevista aos três diários europeus para enviar alguns recados para setores políticos do País e para investidores estrangeiros. Sobre os rumos econômicos do Brasil, Lula reafirmou que "o controle da inflação continua sendo a prioridade" do seu governo. E explicou o motivo: "(Por que isso tem) impacto considerável sobre os rendimentos dos mais pobres". Ele disse que seu governo vai fazer investimentos por meio do sistema das Parcerias Público-Privadas (PPPs), o que é de total interesse dos investidores estrangeiros, a começar pelo franceses, espanhóis e italianos." (Tribuna da Imprensa, Rio de janeiro, sábado e domingo, 04 e 05 de novembro de 2006. Veja aqui.)

Nenhum comentário: