terça-feira, novembro 14, 2006

Coisas nossas... nas colunas...

Comunistas
A posse do deputado federal Aldo Rabelo na presidência da República, anteontem, lembrou aos cuecões de Natal um feito histórico: o primeiro espaço de poder que os comunistas ocuparam no Brasil foi o governo do Rio Grande do Norte, por ocasião do "putsch" de 1935, que a história oficial catalogou como intentona. (Coluna Roberto Guedes, Jornal De Fato, Mossoró/RN, Terça-feira, 14 de Novembro de 2006.)
Grana fácil
De Brasília vem a notícia de que os deputados federais vão ter um aumento salarial em torno de 90%, valendo para o próximo mandato. O presidente da Câmara, o comunista Aldo Rebelo (ele é do PCdoB) já pôs o jamegão no projeto. Em tempo: Aldo Rebelo sonha em se reeleger presidente e está em plena campanha. O projeto do aumento salarial para os deputados tem efeito cascata. Beneficiará, por tabela, os senadores, e logo em seguida, como se fosse um enorme dominó, chegará ás Assembléias Legislativas. O salário base de um deputado federal hoje está em torno de 12 mil e 800 reais. Com o aumento ficará parelho ao que ganha um ministro do Supremo Tribunal Federal, coisa de 24 mil e 500 reais. (Coluna Jornal de WM, Woden Madruga, Tribuna do Norte, Natal/RN, Terça-feira, 14 de Novembro de 2006.)
Calo ósseo
Um calo ósseo num dos joelhos, e não um novo câncer, como chegou a ser divulgado em Natal, é o único problema de saúde que afeta no momento o deputado federal Nélio Dias, presidente nacional e regional do PP, conforme garantiu ontem a assessoria do parlamentar. (Coluna Roberto Guedes, Jornal De Fato, Mossoró/RN, Terça-feira, 14 de Novembro de 2006.)
Rapidez natalense
Na propaganda institucional da Prefeitura de Natal, ampla e irrestrita na televisão, tem um filme que fala em obras municipais que estão sendo realizadas para que "Natal se mova mais rápido no futuro". A frase, que repito aqui de memória, é essa mesmo. Uma frase fantasiosa, como é da linguagem natural dos anúncios de governo. Natal anda cada dia mais devagar pelo empancamento do seu trânsito que desenha um faturo caótico. E não basta asfaltar ruas para que isso melhore, até porque tem cabeça de secretário que empancou derna de nascença. (Coluna Jornal de WM, Woden Madruga, Tribuna do Norte, Natal/RN, Terça-feira, 14 de Novembro de 2006.)
Gonzaga
Um mal-estar se interpôs no último fim de semana entre os produtores do filme "O homem que vendeu a alma ao diabo", baseado no livro "As pelejas de Ojuara", do natalense Ney Leandro de Castro, o engenheiro agrônomo e empresário Marcos Lopes, principal anfitrião da equipe. Marcos não gostou quando viu um dos produtores mandar arrancar das paredes da sala que serve como embrião do "Museu do Vaqueiro", numa das dependências do "Forró da Lua", na fazenda Bomfim, em São José de Mipibu, todas as fotos que a ornamentavam, documentando momentos da vida de Luiz Gonzaga, o "Rei do Baião", do cantor e compositor Elino Julião, de Patativa do Assaré e outros expoentes da música popular nordestina, e ameaçou expulsar todo mundo do local. A intervenção do diretor Moacyr Góis, seu amigo de longa data, evitou o mal maior. (Coluna Roberto Guedes, Jornal De Fato, Mossoró/RN, Terça-feira, 14 de Novembro de 2006.)

Nenhum comentário: