quarta-feira, julho 12, 2006

O desafio da esperteza

As crônicas bem remuneradas não revelam a golfada de dinheiro público que o prefeito-tampão Zé Filho, sem qualquer comedimento, achou por bem destinar a duas bandas baianas, contratadas sem licitação, pelo valor de R$ 208.421,00. Descaradamente superfaturado, o cambalacho causou espécie nos trabalhadores, e não beneficia praticamente qualquer artista local, compositor, cantor ou bandas e trios nativos.
A esperteza desafia tanto a Justiça da Ilha de Manoel Gonçalves como o Ministério Público, pela afronta da malandragem. Primeiro por ser dos expedientes mais manjados, de domínio do TCE, ensejo para prefeitos desviarem dinheiro público, esbanjando recursos do erário em cobertura de eventos fajutos, como a fortuna paga às bandas baianas "É o Tchan" e "Dona Flor".
A primeira grita veio do professor da UFRN em Macau, Benito Barros. Em seu blog na internet (http://benitobarros.blog.uol.com.br) soltou sua indignação, pela forma devassa da contratação, sem licitação, exposta nas páginas do Diário Oficial do Município, de nº 182, de 26/01/2006, Processo nº 082/2006, do Poder Executivo.
Questiona Benito Barros e a cidade quer saber as razões da escolha das bandas inexpressivas por preço tão fora de propósito, a primeira decadente e fora de mídia; e a segunda, ilustre desconhecida de quem quer que escute rádio no Nordeste.
Pergunta se foram atendidos preceitos da Lei nº 8.666/93, que normatiza a contratação de bandas e artistas para eventos públicos, que no seu inciso III, do art. 25, informa que se observará "para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que (seja) consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública".
"Há uma menção na internet à Banda Dona Flor e seus três maridos (seria D. Flor a prefeitura de Macau? Os três maridos todos conhecem!). A banda contratada pela prefeitura será esta mesmo? Se for, é de estranhar, pois a informação que conseguimos diz que ‘formado no ano passado, o grupo já gravou seu primeiro cd-demo mesclando novos sucessos e clássicos do pop rock’. Contratar banda de pop rock para o carnaval?!", indaga Benito. "De qualquer maneira fica difícil afirmar que essa tal de Dona Flor é ‘consagrada pela crítica especializada ou pela opinião pública’. Dirão que É o Tchan atende a estes pré-requisitos, mas, é interessante, não informam quantos shows fará esta banda. Segundo se comenta na cidade, É o Tchan só fará uma apresentação (que já é demais para meu estômago) e que a famosíssima D. Flor tocará para a prefeitura e para o bloco Jardim durante todo o carnaval (Socorro!!!!!!!!!!!!!!!!!!)."

Nenhum comentário: