quarta-feira, julho 19, 2006

Descobrimento no Cabugi

O historiador Lenine Barros Pinto, 70, escritor e membro efetivo da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, é pesquisador proficiente sobre o passado da terra potiguar, dando conta de inúmerAs e importantes minúcias e aspectos da evolução de nossa gente. Lenine gerou uma polêmica em torno do Descobrimento do Brasil, ao apresentar uma outra História, aquela que afirma que o Brasil foi descoberto no Rio Grande do Norte. Ele é autor do livro "Reinvenção do Descobrimento", em que estuda, entre outros temas, os "padrões" (marcos de posses portuguesas) e no qual pondera que o Monte Pascoal seria o pico do Cabugi.
E diz mais: o Brasil foi descoberto efetivamente em Touros (RN), e não em Porto Seguro.
Na sua tese, Lenine defende que "o marco de Touros na verdade foi chantado no dia 30 de abril de 1500, durante a segunda missa na Terra de Vera Cruz". A tese de que o Brasil nasceu no Rio Grande do Norte, como não podia deixar de ser, causou grande alarido, mas Lenine Pinto empunha uma série de dados que podem e devem ser contestados, a fim de que lhe provem o contrário.
Lenine Pinto é autor de livros fundamentais para se conhecer a história do Rio Grande do Norte, em especial o período da Segunda Grande Guerra, como "Natal, USA", de 1995, e "Os Americanos em Natal" (2000), ambos publicados pelo Sebo Vermelho (Natal-RN). Foto.

Nenhum comentário: