terça-feira, julho 18, 2006

José Cortez: o triunfo do menino do Seridó

CIDADÃO PAULISTANO
Para esse editor e livreiro de sucesso, a série de efemérides que marcam as bodas de prata de sua editora teve início com uma homenagem de peso e repercussão no estado mais rico da federação, ainda em abril do ano passado. No dia 27, foi homenageado, de uma forma inédita, como migrante que é, no Estado de São Paulo.
É com a maior alegria que conta sobre a láurea que o distinguiu, o Título de Cidadão Paulistano, apresentado à Câmara Municipal de São Paulo pelo vereador Carlos Gianazzi (PSOL).
“Eu nem o conhecia”, conta José Cortez. “Ele estudou na Universidade de São Paulo (USP) e, segundo me falou, teve sua formação em cima dos livros da Cortez. E por aí começou. Ele também é um lutador, e me concedeu este título de Cidadão Paulistano”, relata Cortez, com orgulho.
O título foi entregue em noite de gala, no TUCA (Teatro da Universidade Católica), que cedeu as instalações. “Fizemos uma bela de uma festa, recebendo cerca de 600 pessoas. E lá, inclusive, lançaram um pequeno livro, chamado ‘A Vez do Menino Cortez’, onde se conta parte da minha trajetória”.
Com efeito, assinado pelo autor de literatura infantil Jonas Ribeiro, com ilustrações de Roberto Melo, o livro ‘A vez do Menino Cortez’, numa edição de dois mil exemplares, foi distribuído aos convivas após a solenidade, e traz, em forma poética, a história dos três sonhos do menino Cortez, acalentados desde a mais tenra idade, nas terras do Seridó: ser motorista de caminhão, tornar-se sanfoneiro e galgar a posição de professor.

Nenhum comentário: