sexta-feira, junho 06, 2008

Oligarquias de cócoras

Lula mantém as lideranças
políticas do Rio Grande
do Norte de cócoras
"Quem fez afirmações textuais a esse respeito foi o próprio diretor-presidente da estatal do petróleo, durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do governo (também esta semana), quando anunciou, entre outros assuntos, que a unidade da Petrobras do Maranhão será classificada como uma refinaria premium e terá capacidade de refinar 600 mil barris diários de petróleo. E que, assim como a refinaria pernambucana, se dedicará à exportação de combustíveis de alto padrão.
Pela falta de garra na luta pelos verdadeiros interesses do Rio Grande do Norte e, talvez, pela desídia com que em nosso meio os cargos públicos são exercidos (colocando-se em primeiro plano sempre os interesses particulares dos políticos), em conjunto com o peso quase nulo da força representativa dos nossos representantes no plano nacional, continuamos sendo apenas um zero à esquerda da economia brasileira, um eterno reduto extrativista do modelo colonial interno que Brasília teima em manter, preservando nosso povo na miséria e nossos líderes no cabresto.
É uma pena que os líderes políticos da sociedade potiguar, no exercício das funções executivas e legislativas, que tanto poderiam fazer em favor da expansão das atividades econômicas e da melhoria dos índices de desenvolvimento humano do Rio Grande do Norte, vivam rendidos às promessas e ao recebimento de migalhas do governo federal; e que, em troca dessas esmolas, assumam permanentes atitudes bajulatórias, quando poderiam, com a coragem cívica e o desassombro que o ambiente democrático permite e garante, cobrar tratamento justo para essa unidade da Federação que só não está completamente à margem do progresso graças a uma classe empresarial que ousa vencer desafios e não entrega os pontos.
Duzentos milhões de reais para construir uma refinaria de petróleo é uma piada de mau gosto. Será que o governo Lula nos considera imbecis?..."
Jornal de HojeNatal/RN, Sexta, 06 de Junho de 2008 Hoje na EconomiaColunista: Marcos Aurélio de Sá. (Foto: Wilma e Lula)

Nenhum comentário: