sábado, junho 14, 2008

Flagrantes da oligarquia

PF cumpre mandados
de busca e apreensão
Em um dos andares interditados, trabalha Eleonora Lopes D´ Albuquerque Castim, a esposa do secretário de Segurança Pública, Carlos Castim, detida na manhã de hoje. Ela atua como coordenadora de execução orçamentária e financeira da Sesap e foi citada no ofício nº 4781 de 10 de junho de 2008, em que a PF investiga a relação dela com empresários, proprietários de empresas prestadoras de serviço com contratos renovados até abril de 2007. Neste documento, Eleonora é apontada como responsável pela manutenção das empresas na Sesap, estando à frente dos contratos e mantendo-se atenta e solícita para providenciar, o mais rápido possível, a liberação das verbas. Além disso, a funcionária é acusada de impor a contratação de pessoas próximas nas empresas.
Enquanto isso, na Procuradoria Geral do Estado (PGE) apenas os funcionários tiveram acesso às dependências do órgão, no entanto, o segundo andar do prédio ficou fechado. Os agentes da PF chegaram ao local às 6h30, em veículos descaracterizados, e até o meio-dia não haviam deixado o local. Neste prédio, trabalha a procuradora Rosa Maria D´Apresentação Figieredo Caldas Câmara, atual coordenadora do controle e articulação da assessoria jurídica do PGE, que também teve a prisão preventiva decretada.
Na Seec, os agentes chegaram no mesmo horário, entretanto, ninguém saiu detido. A Polícia Federal ficou, durante toda a manhã, na coordenadoria de administração e financeira do órgão, recolhendo documentos referentes a contratos de prestação de serviço, válidos até 2007.
PRISÃO PREVENTIVA
No edifício Terra Luna, no Tirol, uma das prisões preventivas - tidas como medidas cautelares - foi cumprida pelos agentes da PF. No local, reside o secretário estadual adjunto de Esportes, João Henrique Lins Bahia Neto, citado em depoimento de Jane Alves como responsável por pegar o repasse de propina dos empresários.
Uma testemunha conta que, às 6h30, os agentes da Polícia Federal chegaram ao edifício, chamaram o suspeito, mas como ninguém atendeu, a porta do apartamento foi arrombada e João Henrique levado preso. Ele não foi algemado, porém, moradores ouviram quando os agentes o orientaram a levar consigo utensílios de higiene pessoal.
Repórter: Leonardo Dantas


(Foto, Quem virá em socorro da população?)

Nenhum comentário: