domingo, agosto 26, 2007

Petróleo: Bacia Potiguar dominada por Satã

Ouro negro nos solos potiguares
Jornal O Mossoroense
"O petróleo brasileiro é potiguar. No município de Apodi, o padre Florêncio Gomes descobriu no final do século XIX uma substância betuminosa, inflamável e de boa luz, semelhante a cera. A confirmação de que se tratava do ‘ouro negro’ só foi feita na terceira década do século XX.
Quem deu prosseguimento às pesquisas de Florêncio, após a sua morte, foi o historiador Raimundo Soares de Brito. Já o visionário, pesquisador Vingt-un Rosado, por sua vez, encampou uma luta incessante para provar que o solo potiguar era rico em petróleo. Em 1945 houve a convicção de que no RN havia petróleo, porém o ano de início da estatal foi em 1954, nove anos depois.
O início da exploração de petróleo na Bacia Potiguar ocorreu no dia 29 de dezembro de 1979, no Hotel Thermas, onde a Petrobras investiu cerca de 41,5 bilhões de reais. A previsão de recursos para este ano é na ordem de R$ 2,2 bilhões na Unidade de Negócio de Exploração e Produção do RN e Ceará (UN-RNCE).
“Acho que a gente precisa sempre estar comemorando as coisas. Este ano é um momento muito especial. O Rio Grande do Norte tem sido uma excelente casa para a Petrobras”, adverte o gerente-geral da Unidade RN/CE, Fernando Ricardo Afonso de Oliveira Lima." (Jornal O Mossoroense, Foto.)

Nenhum comentário: