domingo, agosto 05, 2007

As dores do eleitor e o riso dos governantes

Para nós, norte-rio-grandenses, que assistimos de camarote às últimas encenações da Câmara de Vereadores de Natal, teria chegado a hora de questionarmos a obrigação de votar. E só votarmos se forem modificadas as regras desse jogo, que jamais será favorável a quem paga toda a sua montagem.
Não precisamos nem questionar mais acerca dos novos escândalos que se sucederão, a partir dos mais novos, que é a participação da governadora no superfaturamento das obras da Ponte Newton Navarro. Para nós, basta recordarmos tantas e tantas falcatruas, que antes da Operação Impacto, que rasgou as máscaras de nossos vereadores, nos “surpreendeu” nas seguidas estratégias montadas e descobertas pelo governo a fim de acumular recursos para as campanhas subseqüentes e enriquecer quem delas participa de forma graciosa – seja através do Foliaduto, seja pelos seguidos escândalos, que remontam ao caso Gusson, à venda da Cosern, ao caso da Merenda, do Leite, enfim, da enfiada de golpes com os quais fomos presenteados.
Está mais do que provado que aquilo que orienta nossos políticos, na sua maioria, é a busca do ganho fácil, da vantagem ilícita, do enriquecimento a qualquer custo, do esbanjamento, do consumismo, ações e atitudes que se tornaram muito mais importantes do que a ênfase na promoção da educação, na oferta de trabalho e emprego, no esforço persistente para a melhoria de nosso bem-estar, a valorização da poupança e da previdência.
Se não bastasse vermos e sentirmos na nossa pele e nossos estômagos o resultado da administração pública gerenciada por verdadeiros bandidos, que só nos traz ruína e desespero, a própria Controladoria Geral da União (CGU) divulgou que as regiões Norte e Nordeste do país são as campeãs em irregularidades na gestão de recursos públicos, conforme pesquisas feitas com base em trabalhos de fiscalização que vêm sendo realizados pelo governo federal desde 2003. Para acreditarmos que não estamos indo a lugar nenhum, o próprio ministro-chefe da CGU, Jorge Hage, disse que as duas regiões são as de “maior atraso político e menor acesso à informação”, o que justificaria os altos índices de desvios de recursos públicos nos municípios desses Estados. “Não é por acaso que há dificuldade de maior modernização da sociedade nesses locais”, disse o ministro.
Como a população potiguar não dispõe de um levantamento dos escândalos que somos obrigados a engolir diuturnamente, numa sucessão apavorante de roubos e falcatruas, damos, abaixo, os principais escândalos do Governo Lula, a partir de 2003, lista que circula na internet, para que o leitor veja quem sai ganhando nesse excitante jogo, no qual quem sai sempre estropiada é a população.

Escândalos do Governo Lula (desde 2003)

* Caso Pinheiro Landim
* Caso Celso Daniel
* Caso Toninho do PT
* Escândalo dos Grampos Contra Políticos da Bahia
* Escândalo do Propinoduto (também conhecido como Caso Rodrigo Silveirinha)
* CPI do Banestado
* Escândalo da Suposta Ligação do PT com o MST
* Escândalo da Suposta Ligação do PT com a FARC
* Escândalo dos Gastos Públicos dos Ministros
* Irregularidades do Fome Zero
* Escândalo do DNIT (envolvendo os ministros Anderson Adauto e Sérgio Pimentel)
* Escândalo do Ministério do Trabalho
* Licitação Para a Compra de Gêneros Básicos
* Caso Agnelo Queiroz (O ministro recebeu diárias do COB para os Jogos Panamericanos)
* Escândalo do Ministério dos Esportes (Uso da estrutura do ministério para organizar a festa de aniversário do ministro Agnelo Queizoz)
* Operação Anaconda
* Escândalo dos Gafanhotos (ou Máfia dos Gafanhotos)
* Caso José Eduardo Dutra
* Escândalo dos Frangos (em Roraima)
* Várias Aberturas de Licitações da Presidência da República Para a Compra de Artigos de Luxo
* Escândalo da Norospar (Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná)
* Expulsão dos Políticos do PT
* Escândalo dos Bingos (Primeira grave crise política do governo Lula) (ou Caso Waldomiro Diniz)
* Lei de Responsabilidade Fiscal (Recuos do governo federal da LRF)
* Escândalo da ONG Ágora
* Escândalo dos Corpos (Licitação do Governo Federal para a compra de 750 copos de cristal para vinho, champagne, licor e whisky)
* Caso Henrique Meirelles
* Caso Luiz Augusto Candiota (Diretor de Política Monetária do BC, é acusado de movimentar as contas no exterior e demitido por não explicar a movimentação)
* Caso Cássio Caseb
* Caso Kroll
* Conselho Federal de Jornalismo
* Escândalo dos Vampiros
* Escândalo das Fotos de Herzog
* Uso dos Ministros dos Assessores em Campanha Eleitoral de 2004
* Abuso de Medidas Provisórias no Governo Lula entre 2003 e 2004 (mais de 300)

Nenhum comentário: