quinta-feira, julho 31, 2008

Espera-se que a lei cole...

O Quarto Poder
«Em Maio de 1789, Luís XVI convocou para Versalhes uma reunião dos "Estados Gerais". O Primeiro Estado era constituído por trezentos nobres. O Segundo Estado, por trezentos clérigos. O Terceiro Estado, por seiscentos plebeus. Alguns anos mais tarde, depois da Revolução Francesa, Edmund Burke, erguendo os olhos para a Galeria da Imprensa da Câmara dos Comuns, disse: "Ali, senta-se o Quarto Estado, e é o mais importante de todos eles".»
Por Lénia Rego, em http://www.urbi.ubi.pt/010109/edicao/sug_livro.html
De acordo com a enciclopédia de todos nós (leia-se Wikipédia), o quarto poder é a expressão criada para qualificar de modo livre, o poder dos media em alusão aos três poderes típicos de um Estado Democrático – Legislativo, Executivo e Jurídico. É devido à quase omnipotência deste poder, na sociedade actual, que este post sai hoje para o ar.
Como se sabe, os media, ocupam uma posição de destaque na nossa sociedade; assumem-se como um verdadeiro poder e goza de uma soberania sem precedentes. Há até quem fale em "omnipotência jornalística".
Os pasquins diários "dizem-nos" e "mostram-nos" notícias daquilo que lhes interessa, e da forma que mais lhes convém. Onde pára a ética destes senhores?
Sabe-se que o factor humano está presente num acto jornalístico, sujeito às emoções de quem redige, às pressões de alguns grupos (políticos, económicos, religiosos, etc.) e de alguns sectores da vida pública, valendo de tudo um pouco, desde que se satisfaçam lobies, ou um acrescido número de vendas.
Se é verdade que o valor dos media resulta do esforço que traz até nós a informação do dia-a-dia, também é verdade que os media devem ter como função primordial informar de forma rigorosa e séria. Devem funcionar como fiscalizadores em nome da transparência política, económica e social lançando para a praça pública notícias que possam e devam ser consumidas pelo Zé Povo.
Estipulem-se regras que regulem o 4.º Poder. Precisamos de Guardas para guardar os Guardiões. (Fonte: Blog)

Nenhum comentário: