sábado, julho 19, 2008

Político Ficha Suja

Disque-denúncia tem alta
procura em poucos dias
Diário de Natal
(Foto)
Natal, sábado, 19 de Julho de 2008
O disque-denúncia instalado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) recebeu até ontem 54 relatos de práticas de violação à lei eleitoral em menos de um mês de funcionamento. Infração à legislação eleitoral como instalação de outdoor, propaganda irregular e condutas vedadas a agentes públicas são os principais tipos de fatos relatados por cidadãos que utilizam o sistema Denúncia On Line, instalado desde 25 de junho.
Os relatos que foram postados através do site do Tribunal (http://www.tre-rn.gov.br/) são remetidos para as respectivas zonas eleitorais onde estão ocorrendo as supostas irregularidades. Em cada cidade, o juiz eleitoral verificará a procedência ou não da denúncia formulada.
Até 17 de julho, o sistema recebeu 54 denúncias referentes a prática de atos ilícitos em 20 municípios do Rio Grande do Norte: São Gonçalo do Amarante, Natal, São Bento do Norte, Macau, Porto do Mangue, Pau dos Ferros, Mossoró, Patú, Canguaretama, Alexandria, Serra Negra do Norte, Monte Alegre, Olho D‘Água dos Borges, Areia Branca, Japi, Lagoa de Velhos, Januário Cicco, São José do Seridó, Jardim de Piranhas e Caiçara do Rio dos Ventos.
Nos primeiros dez dias de funcionamento, eram 23 denúncias em oito municípios. Treze denúncias referem-se a Canguaretama e 12 a Macau. A capital do estado tem quatro fatos relatados. A Corregedoria Regional Eleitoral fiscaliza se as irregularidades estão sendo apuradas por cada zona eleitoral. Os dados colhidos sobre a pessoa do denunciante são sigilosos, se assim preferir o eleitor que faça a denúncia.
Entre alguns tipos de práticas relatadas estão o transporte irregular de eleitor e estabelecimento comercial (bar) que toca músicas de campanha de candidato. Nas últimas eleições, o maior número de denúncias recaiu sobre a colação de cartazes em prédios públicos, como clube de mães, escolas, viadutos, postes e outros.

Nenhum comentário: