sábado, julho 05, 2008

Começa a corrida ao ouro...

Campanha eleitoral
para prefeito e vereador
começa oficialmente
Denise de Almeida,
JB Online
05.07.08
RIO - A campanha eleitoral para a disputa dos cargos de prefeito e vereador começa oficialmente neste domingo e vai até 25 de outubro. Segundo a sexta
pesquisa de intenção de votos realizada pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa Social (IBPS), no Rio, o candidato Marcelo Crivella (PRB), depois de cair 6% em relação à consulta de maio, empatou tecnicamente com a da candidata Jandira Feghali (PCdoB). Crivella, que tinha 27,6%, tem agora 21,3%, contra 15,8% de Jandira. Eduardo Paes (PMDB- PP-PSL-PTB é o terceiro colocado, com 10,5% da intenção de votos. Em seguida vem Fernando Gabeira (PV-PPS-PSDB), com 9,9%; Chico Alencar (PSol), com 6,6%; Solange Amaral (DEM), com 6,5%; Alessandro Molon (PT), com 2,2%; Paulo Ramos (PDT), com 1,4%; e Filipe Pereira (PSC), com 0,4%. Votos brancos e nulos somaram 9,3%.
A partir de sábado, os candidatos a prefeito e vice-prefeito ficam proibidos de participar de inaugurações de obras públicas. O descumprimento pode acarretar a cassação do registro do candidato.
Os candidatos estarão liberados para fazer propaganda eleitoral e a participar de comícios. No rádio e na tevê, porém, a propaganda gratuita só começa no dia 19 de agosto e vai até o dia 2 de outubro. Onde houver segundo turno, a propaganda no rádio e na tevê será retomada no dia 13 de outubro e será transmitida até o dia 24.
Os leitores poderão acompanhar a evolução dos gastos dos partidos na campanha. No início de agosto, os partidos, candidatos e coligações terão de divulgar na internet uma prestação preliminar das contas de campanha, com relatório discriminado dos recursos em dinheiro recebidos ou estimáveis e os gastos já feitos. Os nomes dos doadores e os respectivos valores doados precisam ser revelados à Justiça Eleitoral só no fim da campanha, no dia 4 de novembro, caso a disputa tenha acabado no primeiro turno, e no dia 25 de novembro, nos municípios onde houver segundo turno.
Os candidatos com ficha suja podem não obter o registro para concorrer às eleições. Os juízes eleitorais responsáveis pelo registro de candidaturas receberão até sábado, às 19h, os pedidos de registro dos candidatos encaminhados pelos partidos. Os pedidos devem trazer, entre outros documentos, as declarações de bens e as fichas criminais dos postulantes. As informações serão usadas pelo Ministério Público Eleitoral para elaborar seus pareceres e pelos juízes de registro para deferir ou indeferir as candidaturas. (Ilustração)

Nenhum comentário: