quinta-feira, julho 31, 2008

Quando a lei descola...

Praça mais antiga de Natal é removida
Diário de Natal
A mais antiga praça de táxis de Natal, localizada na avenida Tavares de Lira, com cerca de 70 anos de funcionamento, foi relocada pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (STTU). Aparentemente foi uma mudança pequena: o ponto foi relocado para o outro lado da avenida, em frente ao local anterior. Mas provocou a insatisfação dos taxistas locais e muitas críticas aos motivos da mudança.
A praça de táxis ficava na lateral de um prédio público, localizado entre a avenida Tavares de Lyra e a Duque de Caxias, e que irá ser ocupado pela Defensoria Pública. Várias outras repartições públicas já ocuparam o local e conviveram com o ponto de táxi sem problemas. Porém, o novo inquilino não tem se mostrado muito amigável.
Segundo os taxistas locais, há cerca de dez dias os responsáveis pela Defensoria requisitaram as cinco primeiras das dez vagas da praça (ainda situada em seu lugar original) para estacionamento de veículos oficiais -antes, os carros oficiais ficavam estacionados após a praça de táxi. Os taxistas não se opuseram e cederam as vagas.
Contudo, há uma semana, sem qualquer comunicação prévia, os taxistas foram removidos pela STTU para a avenida Duque de Caxias, em frente ao Procon. Devido às reclamações e às dificuldades de tráfego no local, foram relocados no mesmo dia para o ponto atual, em frente ao anterior e com apenas cinco vagas.
Narcísio Maurício, atualmente o mais antigo taxista do local, na praça há 35 anos, afirma que a mudança é um desrespeito aos taxistas e à memória da cidade: ‘‘Natal nasceu aqui e essa praça existe desde os tempos da 2ªGuerra. Agora eles acabaram com o nosso ponto, as pessoas não nos procuram mais e a gente fica feito besta aqui. Só vieram atrapalhar a gente. Eles não são os donos do local, só estão aí provisoriamente’’.
Segundo Zenóbio Pereira, 54 anos, taxista há 25 e com 15 anos de praça, a mudança repercutiu muito mal para os passageiros. ‘‘Antes ficávamos do lado da sombra, tinhamos uma clientela fixa, as pessoas conheciam o local. Agora vários taxistas tiveram que deixar o ponto, a procura diminuiu e as pessoas reclamam do sol e do calor no carro’’.
O sapateiro João ‘‘Guarabira’’, 67, é outro que está sendo ameaçado pelas mudanças. ‘‘Já fui procurado pelo pessoal aí do prédio e eles estavam querendo me tirar daqui. Mas eu só saio se o prefeito mandar’’. Há 43 anos ele mantém um ponto para conserto de calçados na esquina do prédio. ‘‘Desde que cheguei aqui essa praça de táxi já existia há tempos. Agora vieram com essa arrumação de tirar do lugar. E estão querendo tirar esses bancos e essas árvores também’’.
Até a tarde de ontem, a reportagem não havia conseguido entrar em contato com nenhum responsável da STTU para explicar a mudança, bem como com a Defensoria Pública, que ainda não está instalada no prédio, atualmente em reforma.
LUIZ FREITAS, da equipe do Diário de Natal
Diário de Natal - Natal/RN, Quinta, 31 de Julho de 2008 •

Nenhum comentário: