segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Marcelus Bob: cobrança dos desaparecidos

Encartes - Marcelus Bob, o que você achou do livro "Inventário - Catálogo do Acerco de Artes Visuais do Governo do Rio Grande do Norte, feito por uma equipe de especialistas da Fundação José Augusto?
Marcelus Bob - Em primeiro lugar eu quero ressaltar a grande iniciativa da professora Isaura Rosado. Inclusive eu já falei isso pra ela pessoalmente, quando ela assumiu a Capitania das Artes, fechando a brecha de um outro incompetente que tinha lá. E ela imediatamente mostrou serviço. Aí quando é agora, ela chega para suprir outra incompetência, na Fundação José Augusto. E aí, imediatamente, essa mulher maravilhosa tem a iniciativa de fazer o levantamento do acervo pictórico, sócio-cultural das instituições do governo do Estado, via Fundação José Augusto. Uma coisa que nunca, nenhum dos patifes que por lá passaram tiveram essa grande iniciativa da professora Isaura. E não é puxação de saco. É porque ela é competente mesmo. E ela pensa em coisas grandiosas. Isso é muito legal.
E aí, por outro lado, eu quero fazer uma crítica construtiva, a respeito da qualidade do Inventário que foi lançado. A iniciativa é maravilhosa. Mas, creio eu, humildemente, como artista plástico desta cidade, que, com as condições técnicas que atualmente possuímos em nível de impressão, o "Inventário" poderia ser realmente um inventário. Em termos de edição. Foi legal, porque mostrou a cara das pessoas que administram os nossos patrimônios públicos. E essa ruma de trabalhos não localizados (49), e tal-e-tal, isto na verdade é tudo obras roubadas. Ou doadas pelos dirigentes anteriores, que presenteavam as pessoas que eles recebiam com obras do acervo. Isto é verídico. Eu não estou inventando. Até porque é um assunto de muita responsabilidade.
E depois, com referência à edição, essas fotos aqui não são representativas em hipótese alguma. Era para ser no mínimo, no mínimo, em cores. E gostaria que a professora tomasse uma outra grande iniciativa. Que é fazer um levantamento a respeito das obras não localizadas. Que seria uma coisa ótima também para a gestão dela, inclusive. Ela ganharia bastante pontos com isso.

Nenhum comentário: