segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Inventário de Artes Visuais: avaliações

Encartes - Jota Medeiros, o que você diz acerca das obras desaparecidas que "aparecem" - em janela vazia - no Inventário da Fundação José Augusto?
Jota Medeiros - Em nenhum catálogo de arte, no mundo, que eu conheço, constam obras desaparecidas. Tem desaparecido, meu, um objeto, que eu doei à Fundação José Augusto, que não consta no catálogo nem como "desaparecido". Como duas obras que eu vendi, no ano passado, na gestão de François Silvestre, que não consta nem como "desaparecidas". Então, dentre os desaparecidos tem muitos "desaparecidos" que merecem ser aparecidos. Agora, eu acho que os desaparecidos, em depoimento, os artistas devem criar vergonha na cara e reivindicar o aparecimento das obras, e o desaparecimento da cultura do Rio Grande do Norte. Está entendendo? O Rio Grande do Norte precisa mudar radicalmente.
Encartes - O que você diz da elaboração do trabalho?
Jota Medeiros - Eu louvo três iniciativas da professora Isaura Rosado. O evento sobre a memória de Elói de Souza, pois ele é fundamental; o movimento em torno do Forte dos Reis Magos; e o Catálogo ("Inventário - Catálogo do Acervo de Artes Visuais do Governo do Rio Grande do Norte"). Seria interessante que ela continuasse.
Encartes - O que você diz de o catálogo ser vendido, a "preço de custo", de R$ 20,00?
Jota Medeiros - Acho que deve ser vendido. É um mau costume que existe em Natal, esse das pessoas receberem de graça. Quando é de graça, como as revistas Brouhaha e a Preá, que são de altíssima qualidade, não se dá o devido valor. No caso das revistas, eu acho que devem ser vendidas, agora, bem distribuídas.
— *** —
Encartes - Ojuara, o que você diz do catálogo. Você chegou a ver a obra?
Fábio de Ojuara - Eu vi o catálogo. Não deixa de ser um documento. Eu não sei se está bem feito ou malfeito. Mas lá eu vi que está registrado que está faltando obras minhas no acervo da Pinacoteca. Isso cabe ação judicial, aí, cobrando aonde é que estão essas obras dos artistas. Porque não tem só obra minha desaparecida. Tem de vários artistas. Então, se desapareceu, onde estão essas obras? Vamos moralizar por aí.
Encartes - E quanto à qualidade do catálogo, o que você diz?
Ojuara - Eu vi. Eu não sei o que devo comentar. O meu comentário, que eu quero fazer, é sobre a obra que desapareceu. Se a obra desapareceu, e está lá registrado... Que eu nunca vi catálogo registrar obra desaparecida. É a primeira coisa que eu vi. Então, eu quero que a obra apareça.

Nenhum comentário: