segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Inventário de Artes Visuais: avaliações

Paulo Augusto
Especial para o Encartes
Encartes, do Jornal de Natal, edição de 05.02.2007
Trazemos mais algumas apreciações acerca do livro "Inventário - Catálogo do Acervo de Artes Visuais do Governo do Rio Grande do Norte", publicado pela Fundação José Augusto, do qual se fizeram, segundo informações oficiais, mil exemplares, que está sendo comercializado na Pinacoteca do Estado, a preço de custo (R$ 20,00). Informa-se que cada autor com obra catalogada deverá receber um exemplar.
Na semana passada, a reportagem do ENCARTES esteve pela segunda vez na Fundação José Augusto, a fim de avistar-se com a sua presidente, professora Isaura Rosado, que ainda continuava em viagem, na Europa. Na semana anterior, a professora Isaura foi igualmente procurada, mas, como se encontrava ausente do país, não foi possível encontrar assessores do seu staff — vinculados ao projeto do livro "Inventário - Catálogo do Acervo de Artes Visuais do Governo do Rio Grande do Norte" — a fim de receber a reportagem.
Sabe-se ainda que a FJA implantará as informações num banco de dados, tendo emvista facilitar no futuro o trabalho de catalogação e pesquisas. O objetivo do livro é a preservação do patrimônio histórico e cultural do Estado.
Apresentamos, a seguir, trechos das entrevistas feitas com os artistas plásticos J. Medeiros e Fábio de Ojuara, além do designer e artista gráfico Afonso Martins. J. Medeiros é poeta, artista plástico e ativista, "sem dúvida o que mais lutou por uma arte abstrata dentro de uma filosofia concretista", nas palavras do marchand Antônio Marques. No estado e em todo o Nordeste, J. Medeiros tem sido festejado como um dos precursores de uma poesia e de uma arte mais engajada nos aspectos da modernidade, tendo idealizado e participado de inúmeros eventos em todo o país, nos quais ele marca sua presença pela utilização dos multimeios artísticos: art door, vídeo art, computer art, intervenções urbanas.
Como artista plástico e poeta, Fábio de Ojuara, o artista de Ceará-Mirim, vem consolidando sua marca, tendo participado, no ano passado, da Mostra Internacional de Arte Postal/Arte e Vida no Terceiro Milênio, sob curadoria geral de Jota Medeiros, realizada na Galeria Conviv´art (UFRN). Na mostra, Ojuara exibiu seus trabalhos ao lado de quarenta artistas, com destaque para Hugo Pontes (MG), Jomard Muniz de Britto (PE), Malock (EUA), Piet Franzen (Holanda), Fernando Aguiar (Portugal), Isao Yoshii (Japão), Gudrum Fischer (Alemanha) e artistas do Rio Grande do Norte, a exemplo de Falves Silva, Selma Bezerra, Justino Neto, Flávio Freitas e Marcelus Bob. Tem trabalhos seus expostos em museus e em praça pública.
Afonso Martins é designer dos mais requisitados do Rio Grande do Norte, tendo seu trabalho reconhecido regional e nacionalmente. Autor solicitado e recomendado para elaboração de capas de livros, ilustrou e assinou inúmeras publicações para o Sebo Vermelho e outras editoras do Estado. Atualmente, ganha destaque seu trabalho como autor do projeto gráfico da revista multicultural Brouhaha – Vozes na Cultura Potiguar da Fundação Cultural Capitania das Artes. Afonso também pinta óleos.
A seguir, trechos das entrevistas sobre o livro "Inventário - Catálogo do Acervo de Artes Visuais do Governo do Rio Grande do Norte".

Nenhum comentário: