quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Crispiniano: cultura para a cidadania

Profissional respeitado na mídia, habilidoso como formador de opinião e político esperto e capaz, tendo disputado a Prefeitura de Mossoró pelo PT, chega à presidência da FJA com o mesmo ânimo com que iniciou a transitar nos caminhos da cultura, desde 1972, quando ingressou no Colégio Agrícola Jundiaí, passando pelo grupo de jovens que integrou ainda em Santo Antônio de Salto da Onça, ou como membro do Diretório Acadêmico da ESAM, assim como na UERN, em Mossoró, sendo um conhecido em toda a região Nordeste através da luta pela literatura de cordel. Traz também outras honrarias no campo do teatro, assim como no apoio que sempre deu às artes plásticas, ou nas discussões sobre as leis de cultura, recordando-se ainda seu empenho pela criação de secretarias de cultura. "Sempre fiz esse trabalho militantemente", diz Crispiniano Neto, que agora se senta, como dirigente, do outro lado do birô, passando a responder administrativamente pela cultura que deverá ser gerenciada em todo o estado.
Crispiniano Neto conta em seu currículo com participação nos caminhos da Fundação José Augusto, não sendo um de seus servidores, mas como membro que foi do Conselho Diretor da FJA de 1987 a 1990, e membro do Conselho Editorial do Projeto Chico Traíra, ainda na FJA, durante oito anos, Atuou ainda como membro da Comissão Gerenciadora da Lei Câmara Cascudo durante cinco anos, e como membro do Conselho Municipal de Cultura de Mossoró, durante seis anos. Foi um dos produtores do Projeto Seis & Meia em Mossoró durante quatro anos, trazendo 102 shows de artistas nacionais para a terra de Santa Luzia.
Em Mossoró, ele foi ainda fundador da Casa do Cantador do Oeste Potiguar e do Congresso Potiguar de Repentistas Nordestinos e fundador e diretor da Coocar – Cooperativa Caiçara de Artistas, Técnicos e Produtores Culturais e foi ativista da luta por um teatro para Mossoró durante doze anos. Ele acredita que o fato da cidade contar hoje com seis teatros, muito se deve a esta luta dos artistas. Dirige o programa Cultura dos Monxorós, na Rádio Rural de Mossoró, que completou um ano e contribuiu para mudar a linha da programação da emissora que sempre primou pela cultura.

Nenhum comentário: