sábado, dezembro 09, 2006

Sociedade se une contra a corrupção

Em Natal, a reunião dos que atuam em atividades voltadas para o combate às quadrilhas que agem no serviço público, em especial junto ao Tesouro e no desvio de recursos públicos do Erário, ao promoverem o ciclo de palestras no CEFET objetivam "qualificar a população e incentivar a participação ativa do cidadão no acompanhamento e na fiscalização do uso do dinheiro público por parte dos governantes". Deverão estar presentes ao evento lideranças comunitárias, dirigentes de instituições públicas, membros dos conselhos de controle social, estudantes de Direito, Economia e Ciências Sociais, promotres, procuradores, juízes, jornalistas, professores e a população, em geral, estão convidados para participar do evento, que acontecerá no auditório do CEFET, durante todo o dia.
"A intenção é contribuir para o desenvolvimento de atitudes e habilidades necessárias ao exercício de direitos e deveres na relação recíproca entre o cidadão e o Estado", informaram os organizadores em entrevista à imprensa. Devido à abrangência e importância do tema, participarão como palestrantes procuradores, promotores, juízes, jornalistas, lideres políticos, dirigentes de ONGs e escolas públicas, além dos representantes dos órgãos realizadores. Representando o MPF/ RN participarão como palestrantes os procuradores da República Paulo Sérgio Rocha e Ronaldo Pinheiro.
Para acessar o Portal da Transparência lançado pela CGU, basta clicar no endereço eletrônico: http://www.portaldatransparencia.gov.br.
O Portal da Transparência foi lançado em novembro de 2004 com o intuito de permitir ao cidadão acompanhar a execução orçamentária dos programas e ações de governo, em âmbito federal, passando a ser um fiscal da correta aplicação dos recursos públicos, sobretudo no que diz respeito às ações destinadas à comunidade em que vive.
Estão disponíveis dados de todos os recursos federais transferidos a Estados e municípios, diretamente a cidadãos e também os gastos realizados pelo próprio governo federal em compras ou contratação de obras e serviços.

Nenhum comentário: