sábado, junho 23, 2007

O país e os bois

FERNANDO GABEIRA
Folha de S. Paulo, São Paulo, sábado, 23 de junho de 2007
"POR QUE o Brasil parece, às vezes, tão grotesco? É uma pergunta até simples se você comparar com aquela que abre o romance de Vargas Llosa: quando é que o Peru se fodeu?
Embora não queira reduzir o quadro, a contradição entre instituições de controle e um sistema político apodrecido continua a ser a grande reveladora dos escândalos. No caso da Operação Navalha, os suspeitos foram fotografados e ouvidos amplamente. Renan Calheiros achou que poderia apresentar documentos para um Senado complacente.
Não contou com a equipe de TV que iria checar recibo por recibo, lá em Alagoas, onde sua história foi escrita. A mídia é uma instituição de controle.
Quando, no passado, briguei com o Wellington Salgado, ele disse que eu era um homem-bomba.
Hoje, quando Salgado e outros aparecem na televisão, considero-me gozando aposentadoria. Eles mesmos se explodem. A simples exposição de um debate no Conselho de Ética é suficiente.
Grandes contradições, quando se desdobram, não são retilíneas.
Há sempre recuos, indecisões, desespero. Ouso, no entanto, dizer que estamos no bom caminho.
Existem, no mínimo, dois problemas entrelaçados: o gigantismo e a ineficácia da máquina do Estado e a decadência dos políticos. Eles se alimentam e interagem de várias maneiras.
Para colocar a máquina do Estado a serviço do país, é preciso derrotar a visão dominante na política. Para reduzir a corrupção idem. A grande luta está em curso." (Foto Augusto Areal)

Nenhum comentário: