sábado, abril 19, 2008

Representação e cativeiro

Em especial, a luta de Martin Luther King se dava mediante protestos pacíficos e discursos enérgicos sobre a necessidade do fim da desigualdade racial, chegando, em 1963, a dirigir uma marcha pacífica do monumento a Washington até o Lincoln Memorial, onde pronunciou seu discurso mais famoso: "Eu Tenho um Sonho".
Para João Eudes, repetindo uma das máximas de Luther King, "o que preocupa não é o grito dos maus; é o inexplicável e ensurdecedor silêncio dos bons", a exemplo do que se passava na América do Norte à época da passagem do pastor no encaminhamento das suas lutas sociais. Sua liderança foi fundamental para a aprovação de duas importantes leis em favor dos negros e mestiços: a Lei de Direitos Civis (1964) e a Lei de Direitos Eleitorais (1965).
No Brasil, pesquisas recentes têm indicado que grande parte da população desconhece seus direitos civis, sociais ou políticos, em especial os primeiros. De acordo com a referida pesquisa, a educação é o fator preponderante no tocante ao conhecimento e ao exercício dos direitos. No caso, uma realidade que se comprova no Rio Grande do Norte e nos estados mais desassistidos pela lei e pela ordem, quanto menos escolaridade, mais precária é a situação. O quadro que se observa em cidades como Macau e no Rio Grande do Norte, demonstra uma profunda relação entre a cidadania e o analfabetismo – absoluto ou funcional – sendo a não-educação do povo utilizada como instrumento de controle pelos grupos econômicos e as oligarquias. (Ilustração)

Nenhum comentário: