quarta-feira, agosto 06, 2008

Falta de porto atrasa RN

Falta de um grande
porto tira do RN
as chances de
acelerar seu
desenvolvimento
Jornal de Hoje
Natal/RN, 28 de Julho de 2008
Hoje na Economia
Colunista: Marcos Aurélio de Sá
• Ao longo dos séculos, a História Universal tem registrado a ocorrência de inúmeras situações de conflito entre povos, estados e nações pelo domínio de portos, em vista deles serem considerados equipamentos indispensáveis e vitais para o sucesso de qualquer economia.
• No próprio continente sul-americano, não foram poucos os episódios de guerra declarada nos poucos mais de 500 anos da nossa descoberta pelos navegadores espanhóis e portugueses. O próprio Brasil teve de enfrentar pelas armas, no século XIX, o furor expansionista do ditador Solano Lopes, que só via perspectivas de um futuro promissor para seu país mediante a tomada de um pedaço do nosso território, com o que o Paraguai alcançaria o Oceano Atlântico e, com a conquista de portos na costa dos atuais Estados do Paraná e Santa Catarina, se integraria ao comércio internacional.
• A História registra também guerras infindáveis entre o Chile e a Bolívia (em que esta foi sempre derrotada e até hoje não conseguiu sua saída para o mar) e o Chile e o Peru (que também quis tomar do vizinho um importante terminal marítimo e acabou derrotado). Antes disso, no Brasil colônia, não foram poucas as tentativas que franceses, holandeses e inúmeros corsários sem pátria fizeram de controlar pontos estratégicos de acesso à exploração de nossas riquezas naturais, o que levou a Coroa Portuguesa a mandar erguer tantos fortes ao longo da nossa costa — inclusive um aqui em Natal, na embocadura do rio Potengi, hoje reconhecido como um dos principais monumentos históricos do país. (Foto)

Nenhum comentário: