quarta-feira, agosto 06, 2008

Falta de porto atrasa RN

Falta de um grande
porto tira do RN
as chances de
acelerar seu
desenvolvimento
Jornal de Hoje
Natal/RN, 28 de Julho de 2008
Hoje na Economia
Colunista: Marcos Aurélio de Sá
• O porto-ilha de Areia Branca, localizado em alto-mar e projetado quarenta anos atrás unicamente para dar escoamento à produção salineira do Estado, bem que já poderia estar sendo utilizado para outras finalidades, sem requerer investimentos tão grandiosos quanto os que serão demandados pela construção de um novo porto que tenha capacidade de atender grandes graneleiros.
• Já o porto de Natal, condicionado a operar somente com embarcações e pequeno e médio porte em decorrência da pouca profundidade do seu canal de acesso e das suas próprias limitações de atracadouro e áreas de apoio, bem que poderia exercer um papel mais destacado na economia estadual se fosse visto com menos desprezo pelas nossas autoridades.
• Trata-se o plano de expansão do velho terminal da Ribeira com tamanha desimportância que, nem o governo do Estado nem a Prefeitura de Natal, embora prometam há quase 20 anos realocar a população da pequena favela do Maruim para dar lugar a um pátio de contêineres, até hoje nada fizeram, embora tal medida represente investimento modestíssimo e não haja objeção social à medida.
• Portanto, essa é a nossa realidade: a classe política e os governantes do RN são tão desatentos às questões do nosso desenvolvimento sócio-econômico que sequer compreendem a importância da nossa infra-estrutura portuária. E este assunto continua sendo deixado para depois. (Foto)

Nenhum comentário: