domingo, outubro 21, 2007

República das Artes

MANIFESTO
Em Defesa da Arte e da Cultura no RN: Liceu das Artes

Na resistência pela manutenção do importante prédio, hoje em ruínas e aparentemente abandonado, localizado na avenida Rio Branco, no Centro Histórico de Natal, como abrigo e oficina para os artistas ali domiciliados, um conjunto de servidores da UFRN deu início a um movimento intitulado Movimento em Defesa da Arte e da Cultura no Rio Grande do Norte. O documento que o justifica, com original de 8 de outubro, foi divulgado e repassado maciçamente pela Internet, tendo adquirido a adesão de centenas de assinaturas. No documento, os seus autores explicam suas pretensões. Diz o texto:
"O objetivo principal desse movimento é defender a criação do Liceu das Artes no prédio onde funcionou durante muitos anos a Escola Técnica Industrial do Rio Grande do Norte e que atualmente encontra-se sob a responsabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
A grande imprensa do Rio Grande do Norte tem divulgado nas últimas semanas a polêmica envolvendo a destinação para o referido prédio. De um lado a UFRN, afirmando que não tem condições financeiras para a reforma do prédio e, conseqüentemente abre mão da sua posse para o CEFET-RN que pretende destiná-lo a ser uma escola técnica. Os dois objetivos parecem muito frágeis se comparados com a idéia inicial da própria UFRN, de implantar ali um Centro de Arte e Cultura, denominado Liceu das Artes.
Entre as principais razões que podem ser destacadas para que ali seja instalado o Liceu das Artes, podemos citar:
1. Está ancorada teoricamente em uma concepção de Universidade, cujo fulcro é o estabelecimento do diálogo entre a cultura científica e a cultura humanística. A tendência atual, sob os mais diversos discursos, tem sido dedicar ênfase bem maior às áreas técnico-científicas do que àquelas artístico-socioculturais. Isto tem causado um desequilíbrio cujas conseqüências prejudiciais ao patrimônio imaterial já se fazem notar. A criação do Liceu das Artes será um aliado fundamental no restabelecimento de um salutar equilíbrio entre essas culturas.
2. Estas idéias estão presentes no PDI e em vários documentos da UFRN.
3. Está fundamentada, igualmente, na firme convicção de que a UFRN deve ampliar a sua inserção no espaço público, contribuindo para democratizar a educação e a cultura. Sem que isso aconteça, ela não tem como se legitimar perante a sociedade que a mantém.4. De igual modo, a proposta está alicerçada no entendimento de que uma Universidade pública, ao mesmo tempo em que deve estar em sintonia com as fronteiras do conhecimento, deve, da mesma forma, se envolver sobre os problemas do seu meio social.
5. A idéia foi fruto de intensos debates quando da constituição de uma Comissão Institucional de Cultura, cujos integrantes eram professores da mais elevada qualificação e representativos do que vida acadêmica tem de melhor.

Nenhum comentário: