domingo, outubro 21, 2007

República das Artes

MANIFESTO
Em Defesa da Arte e da Cultura no RN: Liceu das Artes
6. Dessa comissão, não surgiu apenas a idéia do Liceu das Artes (um centro cultural, conforme existe em outras universidades, uma ampla área de extensão universitária,um projeto integrado à revitalização do centro histórico, como está acontecendo nos grandes centros urbanos do Brasil e do mundo, uma contribuição efetiva à preservação da memória histórica da cidade), mas,também, emergiu daí o projeto de revitalização e integração dos museus da UFRN e os primeiros estudos para redimensionar outros espaços da Universidade como o Centro de Convivência e o Anfiteatro, na entrada do Campus.
7. O projeto arquitetônico e conceitual do Liceu foi elaborado; a comissão visitou vários museus em outros Estados e propôs uma intervenção inicial no Museu Câmara Cascudo.
8. Nesse sentido, foi realizado um Encontro Nacional de Museus Universitários na UFRN e, em seguida, teve início o processo de intervenção no referido Museu.
9. Para tanto, a UFRN contou com a consultoria de Raul Lody, um dos mais importantes museológos do país. Com a sua assessoria foi apresentado um projeto à Fundação Vitae, que financiou a restauração e equipamento da reserva técnica do Museu.
10. Este projeto estava em franco desenvolvimento, mas, infelizmente, está paralisado há mais de quatro anos. Assim como, a idéia do Liceu das Artes foi relegada, sendo sempre considerada uma coisa supérflua e cara. Cabe a nós fazermos agora uma opção: sepultar uma idéia nobre ou rever paradigmas e revigorar/atualizar o projeto buscando viabilizá-lo, credenciando-o junto às leis de incentivo à cultura, articulá-lo com o CEFET para tal fim e incluí-lo em parcerias com o Governo do Estado e a Prefeitura de Natal, que acaba de realizar um seminário sobre a revitalização da Cidade Alta. Certamente, um projeto do porte do Liceu, guarda muito interesse com o ideal cultural e preservacionista que se observa atualmente na Prefeitura do Natal e que se espera que continue existindo de modo crescente nas gestões futuras.
O Movimento que se inicia vem trazer ao público em geral uma proposta que esperamos seja encampada pela UFRN e pelo CEFET-RN. Os anseios e votos dos potiguares são para que as duas mais importantes instituições públicas federais de ensino superior do Rio Grande do Norte se unam em defesa da arte e da cultura neste Estado e que procurem parceiros na iniciativa privada e nos três níveis de governo para implantar e manter o Liceu das Artes. Este será um importante presente que estas instituições darão ao Rio Grande do Norte, com grandes implicações para as gerações de hoje e de amanhã e para fomentar uma contribuição meritória deste estado no enriquecimento cultural do país e do mundo.
Nesse sentido vimos convidar a sociedade brasileira e particularmente as pessoas ligadas às áreas da arte e da cultura do RN para que se associem a este movimento em prol da Arte e da Cultura do Rio Grande do Norte.
Natal, 08 de Outubro de 2007". (Seguem-se as assinaturas.)

Nenhum comentário: