quinta-feira, outubro 11, 2007

Chico Antônio como sopro inspirador

Em termos de políticas públicas para a valorização do artista local, Gilmara insiste na importância de organismos como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que disseminou as idéias do seu ex-presidente, Aloísio Magalhães (1927-1982), no sentido de esclarecer o verdadeiro valor dos criadores e produtores culturais.
"Desde janeiro de 1929, Chico Antônio e Antônio Bento não mais se viram pessoalmente: em 1982, a notícia da ‘redescoberta’ de Chico Antônio por Deífilo Gurgel foi um dos assuntos da conversa informal em torno de uma mesa de bar na Avenida Atlântica, onde estavam presentes Aloísio Magalhães, Carlos Augusto Calil e Eduardo Escorel."
Ela explica que, dez anos antes, "Aloísio Magalhães ocupara diversos cargos na área cultural do governo federal, procurando introduzir uma política de valorização das referências culturais brasileiras partindo da necessidade de preservação da memória e dos bens culturais, conseguindo converter suas idéias em diretrizes políticas para obter recursos que viabilizariam projetos de resgate e preservação da memória nacional. A contribuição dada por Aloísio Magalhães colocou no cenário cultural brasileiro categorias opostas que convivem na pluralidade da cultura brasileira como ‘nacional’ e ‘estrangeiro’; ‘nação’ e ‘região’; ‘passado’ e ‘futuro’; ‘tradição’ e ‘modernidade’; ‘popular’ e ‘erudito’; ‘história’ e ‘memória’; ‘unidade’ e ‘diversidade’. Eu sempre acredito no que o Aloísio Magalhães tinha como orientação: as pessoas é que sabem o que é importante para elas, que lugar é importante para elas. Quem é que realmente canta, que elas gostem que vão lá. Mas o poder público - que também são pessoas - que têm interesse político, mas que também são pessoas, se prestarem atenção a essas necessidades, eu acredito que eles saem ganhando muito mais do que eles imaginam. Conversando aqui com um rapaz lá de São Luís do Maranhão, ele dizia que lá a questão da elite era tão forte, da oligarquia, era tão forte, que eles não conseguiam transitar na ambiência cultural. E foi preciso mudar todo o governo e toda a ideologia dos grupos políticos, para que colocassem pessoas realmente interessadas no que as pessoas têm produzido. E não ficarem atreladas a toda aquela oligarquia que já existia. Eu acredito que, com o passar do tempo, esses grupos vão sendo substituídos."

Nenhum comentário: