sábado, maio 19, 2007

Marrocos: o herói da resistência na MPB

Paulo Augusto
Quem reconhece a importância da Música Popular Brasileira compreende perfeitamente a afirmativa de Mário de Andrade, no "Ensaio sobre a música brasileira", quando dizia que "O brasileiro é um povo esplendidamente musical".
E esta assertiva ganha toda a sua aura de verdade cristalina quando se encara esta atividade como uma das mais poderosas formas de comunicação do homem brasileiro, em especial nas lides dos poetas e letristas, compositores e músicos, que desenharam para a coletividade brasileira um espaço social privilegiado, onde a democratização do acesso é efetivamente uma realidade.
E este acesso é agora viabilizado pelo poeta, compositor e cantor macauense Marrocos (foto), ao lançar, na próxima sexta-feira, dia 25, no Bar do Coelho (Cidade Alta, por trás do Convento Santo Antônio), o CD "Aquelas Antigas...", reunindo 14 sucessos do melhor da verdadeira Música Popular Brasileira. "A escolha das músicas não foi tão difícil. Difícil foi a aceitação, pelo fato de que todos os CDs que eu gravo tem minhas composições. Mas este, pela primeira vez, é um trabalho inédito, pois vem sem as minhas composições. Reúne só gente graúda: de Tom Jobim a Dolores Duran, de Evaldo Gouveia a Paulo Vanzolini, de Lupicinio Rodrigues a Ary Barroso. E por aí vai", diz Marrocos, que produziu o CD na sua própria casa, em estúdio improvisado, com o que vem sobrevivendo e trazendo alegria para milhões de corações irmãos.
Para se ter uma idéia da relevância do CD "Aquelas Antigas", que resultou de uma reflexão madura e, portanto, aguda e penetrante, depois de mapear, sistematizar e discutir consigo mesmo e com amigos o vasto universo da nossa MPB, vale a pena registrar o que contém a pequena obra assinada pelo compositor-microempresário.
O CD contém, nada mais, nada menos do que 14 jóias selecionadas dos seguintes compositores:
Tom Jobim ("Por causa de você"), Dolores Duran ("A noite do meu bem"), Evaldo Gouveia e Jair Amorim ("Alguém me disse"), Paulo Vanzolini ("Ronda"), Waldick Soriano ("Tortura de amor"), Sidney da Conceição, Lourenço e Augusto Cesar ("Os amantes"), Adelino Moreira ("A volta do boêmio"), Nazareno de Brito e Fernando Cesar ("Esquecimento"), Lupicínio Rodrigues e Alcides Gonçalves ("Quem há de dizer"), Haroldo Barbosa e Luís Reis ("Meu nome é ninguém"), Eduardo Lages e Paulo Cesar Pinheiro ("Momentos eternos"), Tom Jobim e Dolores Duran ("Por causa de Você"), Ary Barroso ("Risque"), Jayme Florence e Augusto Mesquita ("Molambo") e J. Ribamar e Dolores Duran ("Ternura antiga").

Nenhum comentário: